Faz uma semana que o programa "Casados à Primeira Vista" voltou à programação da SIC, a 13 de outubro, e os portugueses já fazem apostas sobre o futuro dos casais.

Este sábado, 19 de outubro, foi revelado mais um casal, Lucas, 30 anos, e Anabela, 32. Em comum a todos o facto de terem sido obrigados a oferecer um presente ao noivo e à noiva, mesmo sem os conhecerem. Mas ainda se lembra do que cada um ofereceu?

Ana Raquel dos Santos e Paulo Matos

Paulo ofereceu a Ana Raquel um leão de peluche. A mensagem que acompanhava a caixa do presente dizia: "Através deste presente quero dar-te a conhecer algumas características do leão com as quais me identifico, como forte e rei da selva. Espero que gostes", dizia o bilhete.

"Rei da selva? Como é que ele vai lidar com uma rainha? Porque eu também sou leoa. Mas não de signo", comentou Ana depois de ler a mensagem. Acabou por admitir que gosta de pessoas poderosas, característica que quem está consigo tem de ter.

Paulo também teve direito a presente, cuja mensagem mostra a personalidade da Ana. "Tendo em conta que não te conheço e não faço ideia do que possas gostar, decidi comprar algo que pode vir a ser útil: um kit de sobrevivência para abrir em caso de SOS", escreveu.

O kit incluía uma venda, tampões e uma fita adesiva — adereços essenciais para quando Paulo precisasse de evitar Ana. O presente originou um momento de descontração no altar: quando Ana disse "vamos ver o que é que isto dá", Paulo respondeu prontamente que já tem o kit.

Marta Rangel e Luís Santos

Marta e Luís foram menos criativos nas escolhas. Ele recebeu uns chinelos, e parece ter gostado: "Isto na Austrália é um símbolo de praia, de liberdade! É alguém das Bahamas, ou alguém que gosta de praia", disse Luís. E acertou.

Tal como Ana Raquel, Marta também recebeu um peluche, que a deixou confusa: um coala grande, com outro mais pequeno. "Como traz um bebé à frente, a primeira coisa que eu deduzi foi: 'Ele está a dizer-me que tem um filho ou uma filha'", pensou.

"Atravessei oceanos e 17.756 quilómetros para viver este momento hoje", revelou Luís a razão do presente num bilhete que o acompanhava. A conclusão não foi imediata, mas quando viu uma bandeira, Marta percebeu que o coala, tal como o noivo, vinham da Austrália.

Liliana Oliveira e Pedro Pé Curto

O presente que Liliana recebeu na manhã do casamento deu as voltas ao seu look. "Escolhi estes brincos numa viagem a Timor. Sabia que um dia alguém muito especial iria usá-los. Espero que realcem ainda mais a tua beleza", dizia a mensagem.

Parece que a ligação entre o casal começou logo nos brincos, já que assim que Liliana os viu disse: "Não sei como é que ele me consegue ler os pensamentos sem me conhecer", e explicou que as pedras dos brincos têm a ver com os signos e com as energias que o corpo e o espírito transmitem.

"Estas pedras são as pedras da paixão", que Liliana trocou no momento pelos brincos que já tinha colocado para o casamento.

Pedro disse que aqueles brincos estavam guardados em casa porque não tinha ninguém a quem os dar e talvez estivessem guardados por uma razão. "Quando olhei para eles, soube que ia casar, fiquei com a ideia expressa e clara — é para ela", recorda.

Já Pedro recebeu de Liliana uma caixa de madeira com um desenho inscrito no topo, que Pedro destinou de imediato para colocar as boas recordações do dia a dia do casal. "O [desenho do] relógio dentro da bicicleta é caminhada que é para durar", atribuindo o significado da caixa ao seu objetivo com a participação no programa.

"Casados à Primeira Vista". António participou no "Carro do Amor"
"Casados à Primeira Vista". António participou no "Carro do Amor"
Ver artigo

Inês dos Santos e Hugo Segurado Dias

Um globo foi o presente saído da caixa que Inês enviou ao noivo, Hugo. "Temos um mundo para conhecer. E vamos até onde tivermos de ir", escreveu ele no bilhete.

Já Inês, com Diana Chaves ao lado, retirou de dentro de uma caixa de madeira um boneco, mas não atingiu o significado: "Estou a tentar descobrir este boneco. O cupido, o coração, as asas, já de si diz qualquer coisa. Um santo casamenteiro? Será que é um Santo António da terra dele?", questionou-se.

Hugo esclareceu no primeiro episódio do programa que é um boneco de Estremoz, que é cego, e está vendado. "Na minha opinião, descreve a situação real em que nós estamos. Estamos basicamente com uma venda", refere o alentejano.

Lurdes Coelho e António Campos

Lurdes, 54 anos, e António, 65 anos, são o casal mais velho da segunda edição de "Casados à Primeira Vista". O presente de casamento só foi mostrado no diário desta sexta-feira, 18 de outubro.

Lurdes recebeu uma caixa onde estava a mensagem de António: "Escolhi este conjunto de fio e brincos com o símbolo do infinito porque quero e espero uma relação duradoura" — de que a noiva gostou. Já quanto ao presente, "é fininho, é fofinho", só que é demasiado discreto para Lurdes.

Quando abriu o saco que lhe foi enviado, António encontrou uma caixa que tinha uma pulseira dentro. Não se pode dizer que tenha sido um tiro na mouche. "Eu nunca usei pulseiras. Mas para tudo há sempre uma primeira vez, e irei usar", e logo de seguida vê que há mais um presente, que é mais do seu agrado. "Olha, como é que ela sabe que eu gosto de cozinhar", disse António, quando viu um avental, e acrescentou que espera ter alguém para partilhar "esse espaço", a cozinha.

Lucas Rocha e Anabela Serra Santana

Lucas e Anabela são o mais recente casal e o último revelado, no episódio deste domingo, 20 de outubro. Ele é barbeiro no Seixal, na Barbearia Rocha, e Anabela trabalha como empregada de mesa num restaurante perto de casa, ao mesmo tempo que durante o dia está a tirar um curso de cabeleireira, em Leiria, e à noite está a tirar o 12º ano.

Surpreendentemente, Anabela disse que "gostava de futuramente trabalhar numa barbearia", porque apesar de gostar da parte de mulher, a parte de homem fascina-a — desejo que tem agora uma maior probabilidade de ser concretizado se o casal se mantiver unido.

Na hora de trocar os presentes, nenhum recebeu navalhas ou pincéis de barbear. Dentro do saco que Lucas fez chegar a Anabela estava um barco vindo de Moçambique.

"Há coisas que nos marcam para a vida e este objeto representa parte daquilo que sou hoje. Estou a minutos de te conhecer, mas um bocado de mim já está nas tuas mãos e juntos podemos remar no mesmo sentido", dizia a mensagem, mas ainda assim nada revelava sobre o significado do mesmo.

Anabela gostou das palavras, mas teve de pedir ajuda ao padrinho, Micael, para descodificar o significado do barco. Só que apenas quando Lucas revelou que era "um barco para ela perceber que temos de caminhar juntos na mesma direção", é que os espetadores ficaram esclarecidos.

Já Lucas, recebeu um livro — "Nunca me Esqueças" de Lesley Pearse — acompanhado de uma mensagem. "Eterna mente inquieta e barulhenta", começou Anabela, e concluiu dizendo: "Identifico-me com este livro. A história verídica de uma lutadora, e eu gosto de pessoas de força", referiu a mensagem de que Lucas gostou.

Reveja todos os presentes: