A Santa Casa da Misericórdia de Azinhaga, no concelho da Golegã, juntou-se à causa da Liga Portuguesa Contra o Cancro e, através de várias fotografias partilhadas no Facebook, recordou os sinais de alerta que homens e mulheres devem ter em conta na prevenção do cancro da mama. Fotografados à frente de um fundo cor de rosa — a cor que simboliza a luta contra o cancro —, oito idosos aparecem despidos a segurar um cartaz que simboliza possíveis sintomas da doença.

“A nossa intenção foi abordar um tema mais sério, ao contrário das brincadeiras que temos feito no Facebook”, explica à MAGG Marta Vagas, psicomotricista da instituição. Na última edição dos Globos de Ouro, por exemplo, uma das utentes vestiu um dos looks de Cristina Ferreira. Por ocasião do Outubro Rosa, a campanha de consciencialização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do cancro da mama, decidiram fazer algo diferente,“de forma criativa e com a colaboração dos nossos utentes de centro de dia que quiseram entrar nesta tão nobre causa”.

Como a Dona Anita de 89 anos recriou o vestido que Cristina usou nos Globos

Nas fotografias publicadas, é possível identificar sintomas como “dor constante na mama ou na axila”, “nódulo ou caroço na mama ou axila que está sempre presente e não diminui de tamanho” ou “secreção ou perda de liquido pelo mamilo”. Para mostrar que este problema não afeta apenas mulheres, um homem também se juntou à sessão fotográfica.

Este mês é marcado por ações por parte de várias instituições públicas e privadas. A 15 de outubro assinalou-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e a 30 de outubro celebra-se o Dia Internacional de Luta Contra o Cancro da Mama.

8 fotos