Cristina Ferreira na SIC — foi assim que entrámos no ano 2019. É verdade que o anúncio da troca da TVI para concorrência veio em agosto de 2018, mas foi no ano seguinte que a apresentadora se estreou na condução do programa das manhãs.

Dia 7 de janeiro, os portugueses ficaram colados ao ecrã. O primeiro episódio de "O Programa da Cristina" teve direito a entrevista com o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e até a um telefonema do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Na altura, o telefonema gerou algum mal-estar entre alguns canais de televisão. O Presidente já tinha dado uma entrevista a Manuel Luis Goucha umas semanas antes, mas a RTP ficou fora da equação. Por essa razão, dias depois Marcelo Rebelo de Sousa gravou um pequeno vídeo sobre o cantor Roberto Leal para passar num programa da estação pública. Estava assim inaugurada a primeira mini-polémica do ano.

"Programa da Cristina". Uma manhã de Benfica, bidés e um corte de cabelo perfeito
"Programa da Cristina". Uma manhã de Benfica, bidés e um corte de cabelo perfeito
Ver artigo

Conforme o ano foi avançado, apercebemo-nos de que este incidente rapidamente ficou esquecido devido às controvérsias que se foram gerando. Rita Pereira foi atacada por ter voltado ao "Dança com as Estrelas" pouco tempo depois de ter sido mãe e meses depois voltou a ser criticada por viajar sem o bebé. Mais recentemente, não podemos esquecer o internamento de Ângelo Rodrigues ou a separação de Jessica Athayde e Diogo Amaral.

Em jeito de retrospetiva, a MAGG relembra 10 polémicas que marcaram o ano de 2019.

1. Rita Pereira, o pós-parto e a viagem sem o filho

Rita Pereira com o filho

Rita Pereira deu as boas-vindas ao primeiro filho a 27 de dezembro de 2018. Dez dias depois, a atriz e apresentadora brindou os telespectadores com uma dança na condução do programa "Dança com as Estrelas".

Nas redes sociais os comentários multiplicaram-se. Uns defendiam que era saudável para a atriz sair de casa, outros diziam que devia estar a descansar e a dar apoio ao filho recém-nascido. Ouvido pela MAGG, o ginecologista Fernando Cirurgião explicou que este não deve ser o modelo a seguir. "Os movimentos de impacto como os saltos devem ser mesmo evitados nos primeiros tempos, porque os órgãos ainda estão ‘soltos’. Apesar de não ser perigoso, pode causar um grande desconforto para a mulher.”

Mas as polémicas em torno de Rita Pereira estavam longe de terminar.

Rita Pereira foi de férias sem o filho de 3 meses. Foi demasiado cedo? Um pediatra explica
Rita Pereira foi de férias sem o filho de 3 meses. Foi demasiado cedo? Um pediatra explica
Ver artigo

Em abril, a atriz rumou até aos Estados Unidos deixando em Portugal o namorado e o filho. Mais uma vez, vozes se insurgiram contra este comportamento. “O bebé da Rita é muito pequenino, ainda precisa de sentir a mãe”, “O clássico, eu com um bebé de 3 meses recusaria a festarola em Miami, mas enfim”, foram alguns comentários deixados nas fotografias de Rita Pereira em Miami.

A atriz mostrou que não podia estar melhor com o que foi dito e em algumas ocasiões respondeu a comentários com emojis a rir. Numa outra fotografia lançou farpas a quem a criticou. “Desculpem-me, mas obviamente confundiram-me com alguém que se importa. Tenham um bom dia, eu vou ter um dia louco”, escreveu na legenda.

2. A novela entre Luciana Abreu e Yannick Djaló

Luciana Abreu e Yanncik Djaló

Nas últimas semanas têm saído algumas notícias sobre Luciana Abreu, Yannick Djaló e o processo de custódida das duas filhas, Lyonce Viiktórya e Lyani Viiktória. Mas a verdade é que esta história remonta já ao início do ano.

Tudo começou quando o jogador de futebol disse que estava privado do contacto com as filhas. A atriz e cantora não se deixou ficar e lançou um comunicado a explicar a situação. "Nunca proibi o Yannick de estar com as filhas em casa, ele é o pai delas e é respeitado, mas o Yannick não pode querer ver as filhas com os jornalistas e os paparazzi a acompanhá-lo.", disse.

Em "O Programa da Cristina", revelou ainda ter sido vítima de maus-tratos pelo ex-companheiro e pai das suas filhas mais velhas. "E por ter tomado conhecimento desses factos, a reação do Yannick teve como consequência eu ter de pedir assistência a um hospital, fazer uma queixa de violência doméstica, da qual, pelo amor que eu lhe tinha, mais tarde acabei por desistir, mas está registada”, disse.

Luciana Abreu reage às declarações de Yannick Djaló e diz ter sido vítima de violência doméstica
Luciana Abreu reage às declarações de Yannick Djaló e diz ter sido vítima de violência doméstica
Ver artigo

No final de setembro, Yannick e Luciana encontraram-se em tribunal para decidir a custódia das filhas. "Aquilo que ficou decidido foi aquilo que eu já há muito tempo pedia para ele cumprir… com as suas obrigações de pai. O tribunal obrigou-o a ser pai. A visitar as meninas", disse Luciana Abreu por ocasião da gala dos "Globos de Ouro".

Já o jogador preferiu comentar que todos estavam entusiasmados com este encontro, elogiando os cuidados de Luciana Abreu para com as filhas. "Elas estão bem, entusiasmadas. Nunca duvidei que estivessem bem, sei que têm uma boa mãe. E vontade de estarmos juntos nunca faltou, de ambas as partes", disse.

3. A relação polémica entre Bárbara Bandeira e Kasha

Bárbara Bandeira e Kasha

Foi em fevereiro que Portugal ficou a saber da relação entre os cantores Bárbara Bandeira e Francisco Maria Pereira, conhecido por Kasha. Na altura ela tinha 17 anos e ele 29, algo que não agradou à mãe da cantora. Foi nesse mesmo mês que Bárbara deu um concerto em Guimarães e teve uma violenta discussão com a mãe sobre o namorado.

Bárbara Bandeira. Pais contra o namoro da filha com cantor dos D.A.M.A
Bárbara Bandeira. Pais contra o namoro da filha com cantor dos D.A.M.A
Ver artigo

Na altura foi tornado público o telefonema agressivo que Siara Holanda fez a Francisco Maria. “Você tem 29 anos e ela 17. Eu não quero isso! Acabou”, terá dito.

O que é certo é que a relação continuou e algumas semanas depois a cantora publicou a primeira fotografia com o namorado. "Parabéns, Pu", escreveu, dirigindo-se carinhosamente a Francisco.

4. Castelo Branco: as imagens no Photoshop e a criação de um partido

José Castelo Branco

José Castelo Branco é uma das personalidades que mais uso deu ao Instagram em 2019. O socialite mais conhecido do País começou o ano com várias montagens nas redes sociais: foi capa da revista "Playboy" e beijado por Trump, até fez publicidade ao "O Programa da Cristina".

Com as montagens, ainda conseguiu aludir a temas como a guerra de audiências entre a SIC e a TVI e tentou dominar Maria Leal depois de esta ter lançado uma nova canção. Para além das imagens engraçadas, Castelo Branco partilhava ainda pequenos vídeos das participações em programas. O icónico "Leave me Alone", de "Perdidos na Tribo", não faltou.

5 momentos que provam que Castelo Branco é o rei do Instagram
5 momentos que provam que Castelo Branco é o rei do Instagram
Ver artigo

Mas as notícias ainda estavam a começar. Foi um junho que anunciou que tinha criado um partido com vista a concorrer às eleições legislativas em outubro. O Movimento de Justiça Portuguesa foi o nome escolhido e na altura o socialite garantiu não estar a brincar. Entretanto, e depois de algumas semanas de campanha nas redes sociais, o partido acabou por não avançar.

5. O pedido de casamento em Cannes e a separação meses depois

Margarida Aranha a ser pedida em casamento

Estávamos em maio quando a imprensa internacional noticiou que um homem se tinha ajoelhado na passadeira vermelha de Cannes para pedir a namorada em casamento. A mulher em questão era a estrela de reality shows portuguesa, Margarida Aranha.

Na altura, o casal partilhou as várias notícias dos meios internacionais e revelaram-se muito apaixonados. Ainda assim, houve quem arriscasse nas críticas — a maioria relacionava-se com a diferença de idades e com as verdadeiras intenções da portuguesa. Rapidamente os dois saíram em defesa da relação e afirmaram que estavam realmente felizes e apaixonados.

Quem é o casal que parou a passadeira vermelha de Cannes com um pedido de casamento?
Quem é o casal que parou a passadeira vermelha de Cannes com um pedido de casamento?
Ver artigo

Só que a paixão esmoreceu rápido e poucas semanas depois foi noticiado que estavam separados. Margarida Aranha optou por não fazer comentários. Nas redes sociais, apagou todas as fotos que tinha com o noivo e deixou o emprego na Suíça numa discoteca que pertencia ao ex-companheiro.

6. David Carreira foi preso, mas afinal era mentira

David Carreira

Para promover a nova canção “Minha Cama”, David Carreira optou por uma "manobra de marketing" que envolveu vários meios de comunicação social. No início de junho, vários órgãos de comunicação noticiaram que o cantor tinha sido preso no estado do Texas, nos Estados Unidos, enquanto gravava o vídeo para acompanhar a nova canção.

Editorial. Carta aberta a David Carreira, o "rei" disto tudo
Editorial. Carta aberta a David Carreira, o "rei" disto tudo
Ver artigo

Os meios de comunicação tinham confirmado com a agente do filho de Tony Carreira, que disse a situação ocorreu na sequência de "problemas com autorizações para gravar no local". Adiantou ainda que o músico tinha sido preso juntamente com dois elementos da produção.

Mas tudo isto não passou de uma mentira e foi o próprio músico a anunciar a brincadeira nas redes sociais. Os fãs aplaudiram o gesto na caixa de comentários no Instagram e a polémica nunca mais foi revivida.

7. O internamento de Ângelo Rodrigues

Ângelo Rodrigues

Não podíamos falar sobre os momentos que marcaram o ano de 2019 sem passar pelo internamento de Ângelo Rodrigues. O ator de 32 anos foi hospitalizado no final de agosto devido a uma infeção, alegadamente causada por uma injeção de testosterona. A infeção aconteceu na perna esquerda e generalizou-se de tal forma que o ator entrou em choque sético.

Durante os primeiros dias de internamento, o ator sofreu algumas paragens cardíacas, sendo necessário colocá-lo em coma induzido para sua segurança. Chegou a ser colocada a hipótese de amputação da perna, cenário que dias mais tarde foi afastado pela agente de Ângelo Rodrigues.

Ângelo Rodrigues. “A recuperação está a correr super bem”
Ângelo Rodrigues. “A recuperação está a correr super bem”
Ver artigo

Depois de algumas semanas em que se temeu o pior, as últimas notícias dão conta de um quadro mais animador. Segundo a agente, o ator começa agora a tentar levantar-se e o cenário de perigo de vida está fora de questão.

Depois das várias atualizações sobre o estado de saúde, a informação começa a escassear. O hospital onde está internado já não dá informações e a agência também não tem avançado notícias sobre o estado de saúde de Ângelo Rodrigues.

8. A morte de Eduardo Beauté e a situação dos três filhos

Eduardo Beauté

Eduardo Beauté foi encontrado morto em casa a 7 de outubro. A notícia foi partilhada pelo ex-marido, o modelo Luís Borges, no Instagram, e nos dias que se seguiram muito foi escrito sobre a sua morte.

Por ter tido alguns comportamentos depressivos ao longo dos anos, pensou tratar-se de um possível suicídio, mas depois da autópsia verificou-se que o cabeleireiro tinha morrido de causas naturais, com uma embolia cerebral.

Para além da causa da morte, também a situação das três crianças foi altamente noticiada. Luís Borges apenas tinha poderes legais sobre Bernardo, o mais velhos dos três irmãos. Lurdes e Eduardo só tinham sido adotados por Beauté e, do ponto de vista legal, Luís Borges não era pai das crianças.

O que vai acontecer aos três filhos de Eduardo Beauté?
O que vai acontecer aos três filhos de Eduardo Beauté?
Ver artigo

Um mês depois, pouco se sabe com quem devem ficar, mas os três são presença constante nas redes sociais do modelo, o que pode indicar que têm passado tempo com o mesmo. Em relação à família do cabeleireiro, estes já vieram a público explicar que não têm condições para ficar com as crianças.

9. O documentário com a "Vogue" e a separação de Jessica e Diogo

Jessica Athayde e Diogo Amaral

Oliver tinha nascido há três meses e o público não conhecia as feições do primeiro filho de Jessica Athayde e Diogo Amaral. Tudo mudou quando a atriz anunciou que tinha filmado a gravidez, o parto e o pós-parto num documentário com oito episódios em parceria com a "Vogue".

Foi na altura do anúncio que a atriz explicou que já não se encontrava numa relação com Diogo Amaral. Também no documentário, Jessica fala levemente sobre o tema. “Foi o teu amor mais importante até hoje?”, perguntam à atriz. “Foi. Pode até nem ter sido dos mais compridos, porque não foi, mas foi sem dúvida o maior amor que já tinha sentido”, explica. “Senti que era para a vida toda, mas não foi. Faz parte”, diz, emocionada.

Os 12 melhores momentos do documentário de Jessica Athayde com a “Vogue”
Os 12 melhores momentos do documentário de Jessica Athayde com a “Vogue”
Ver artigo

Ainda assim, no início do mês surgiram relatos de que a relação entre os dois não teria terminado da melhor forma. O documentário parece estar no centro da polémica já que o ator não terá gostado da exposição que isso lhe trouxe.

10. A capa enganadora com Cristina Ferreira

Cristina Ferreira

Começamos e fechamos o ciclo da mesma forma, com Cristina Ferreira. Desta vez, a apresentadora prometeu ir para tribunal depois de uma capa de revista dar a entender, através de um jogo de palavras, que estava a lutar contra um cancro.

Na manchete podia ler-se: "A luta da apresentadora contra o cancro”. A apresentadora não gostou e reagiu nas redes sociais.

Cristina Ferreira revoltada com capa polémica, avança para tribunal: “Não vale tudo”
Cristina Ferreira revoltada com capa polémica, avança para tribunal: “Não vale tudo”
Ver artigo

“Infelizmente vou ter de sujar o meu feed com isto. Esta revista aproveitou o facto de eu dar a cara a uma campanha de luta contra o cancro para fazer esta capa. Acho inadmissível e não consigo perceber que mentes são estas que tentam enganar e vender revistas com um assunto tão sério. E não. Não vale tudo”.

“Acabei de acionar o meu advogado e espero que a justiça comece a olhar para o tema com outros olhos. E que não demore cinco anos em tribunal. Ser figura pública é usar a imagem para apoiar uma causa de tanto impacto na saúde e vida dos portugueses. Ser figura pública não é poder ter uma capa destas sem que nada seja feito”.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.