As manifestações pela independência da Catalunha voltaram em força este domingo, 13 de outubro. Centenas de pessoas protestam pelas ruas e já foram sinalizados dezenas de feridos e estragos. Mas enquanto a maioria se parece preocupar com direitos ou com a sua segurança pessoal, há quem esteja focado nas redes sociais e nos likes.

É a luta pela independência da região que leva milhares de espanhóis a manifestarem-se ativamente pelas ruas da Catalunha. Os confrontos duram há quatro dias e estão a deixar um rasto de destruição. Ainda que o partido independentista não esteja de acordo com as proporções que a manifestação tem vindo a tomar — apelando a calma por parte dos ativistas —, as atitudes agressivas parecem não parar.

Mas enquanto uns se preocupam em protestar, ou simplesmente fazer o seu dia a dia em segurança, há quem esteja com o foco nas redes sociais e nos likes. Nas fotografias, os “modelos” aproveitam os fogos para posar de forma sexy ou fazer palhaçadas.

Entre as fotografias que têm vindo a ser partilhadas no Instagram e no Twitter, há quem chegue a escrever na descrição “Barcelona is on fire”, acompanhada por uma pose ousada.

4 fotos