O nosso organismo adapta-se às diferentes estações do ano, mas também se ressente — o que significa que há alturas em que todos os cuidados são poucos. Por exemplo: no inverno, devido às temperaturas mais baixas, os nossos corpos tendem a contrair-se mais, fazendo com que haja menos espaço nas artérias, o que pode chegar mesmo a interromper a circulação sanguínea.

Este é um dos fatores que contribui para o resultado de um estudo publicado no livro "International Journal of Biometeorology": uma descida de dez graus poderá aumentar em 7 % a taxa de acidentes vasculares cerebrais (AVC) e enfartes.

José Carlos Almeida Nunes, médico de medicina interna do Hospital Lusíadas, em Lisboa, explica o fenómeno e dá dicas sobre como prevenir.  "Com o frio, as artérias contraem-se e há um esforço maior do coração para fazer com que o sangue chegue a todas as partes do corpo, o que faz com que a pressão arterial aumente e haja mais doenças cardio-cerebrais nesta altura do ano."

José Carlos Almeida Nunes, médico medicina interna no Hospital Lusíadas, em Lisboa

É por isso que, para fins de prevenção, conforme as temperaturas diminuem, os médicos tendem a aumentar as doses ou a mudar os medicamentos dos utentes com elevada pressão arterial. Segundo o médico, esta é uma forma de salvaguardar possíveis aumentos.

Porque é que algumas pessoas estão sempre com frio?
Porque é que algumas pessoas estão sempre com frio?
Ver artigo

Do lado dos comportamentos, também no inverno há uma maior tendência em adotar hábitos que potenciam ainda mais os números avançados pelo estudo: dá-se um aumento do sedentarismo, uma diminuição da prática do exercício físico e um aumento na ingestão de calorias, de açúcares, de gorduras.

O maior número de infeções, como a gripe sazonal, também podem aumentar a hipótese de AVC e de enfarte. Por isso, além de um estilo de vida saudável, o médico aconselha a população com mais de 65 anos e portadores de doenças crónicas debilitantes a fazerem a vacinação contra a gripe. "Aos doentes respiratórios, é aconselhável também a vacina da pneumonia", destaca.

Por fim, e à população em geral, o médico recomenda uma diminuição na quantidade de sal ingerida e uma maior atenção aos valores relativos à pressão arterial.

* Texto publicado originalmente em 2019 e atualizado a 28 de janeiro de 2023.