Não é nenhuma ciência e não há fórmulas secretas para conseguir fazê-lo. O que há são métodos mais eficazes que fazem com que os sutiãs possam ter um tempo de vida maior. Vestir e apertar o sutiã pode ser mais complexo do que imagina, pelo menos se o quiser fazer da melhor forma.

Falamos dos sutiãs clássicos que apertam atrás. De acordo com Allena Rissa, expert em bra-fitting, há algumas práticas que devemos seguir quando os vestimos. “Comece por pôr os braços em cada alça e coloque-as nos ombros. Depois, com as duas mãos, pegue nas duas pontas do sutiã e aperte-as nas costas, usando as primeiras casas”, explica ao “Insider“.

Enquanto o sutiã é novo, deve sempre apertar-se nas primeiras casas. Depois, à medida que o sutiã vai alargando, podem ir-se usando as casas seguintes. Se o sutiã já só parece estar bom quando é apertado nas últimas casas, pode estar na hora de trocá-lo.

Mas não é só a forma como o apertamos que conta. Como o posicionamos na mama também é muito importante para que a mulher se sinta confortável o dia todo e para que o suporte seja feito de forma adequada. “Incline-se para a frente e, usando a mão oposta, segure na mama com toda a palma da mão. A partir daí, só tem que reposicionar a mama de forma a que fique totalmente dentro da copa do sutiã, com o mamilo ao centro”, explica.

Sabe como deve lavar os seus sutiãs de acordo com cada modelo?

O passo seguinte é colocar-se de pé e confirmar que a parte de trás do sutiã está direita, ou seja, paralela com o chão. Para garantir que está simétrico, poderá ter que ajustar as alças. Estas devem estar apertadas o suficiente para ficarem a pressionar a pele, mas não tanto que deixem marcas quando se tira o sutiã.

O que muitas mulheres fazem para vestir o sutiã, de acordo com outra expert em bra-fitting, Kimmay Caldwell, não está errado, mas não é o mais correto. Apertar o sutiã à frente, com as copas invertidas, e depois rodá-lo, é mau para o sutiã e é “uma das principais razões pelas quais os aros muitas vezes saltam e os sutiãs alargam.”

Uma mulher que tenha mais dificuldade em apertar o sutiã diretamente nas costas pode sempre fazê-lo de lado. “Pode começar por apertar o sutiã de lado — não à frente, para não ter que o rodar tanto à volta do corpo. O principal é começar a vesti-lo sempre com as copas viradas para cima”, explica Caldwell. Depois de conseguir apertar, roda-o e coloca as alças nos ombros, uma de cada vez. Comprar sutiãs que apertam à frente ou que não têm fecho podem ser as melhores soluções para estas mulheres.