Quando pensamos em moda não idealizamos apenas roupa ou calçado. Também os acessórios, a maquilhagem, os cortes de cabelo e claro, os penteados, seguem tendências e interferem com a nossa aparência. Tanto assim é que, no quotidiano, e geralmente pela manhã, é frequente surgir a questão: "O que vou fazer ao meu cabelo hoje?".

Um cabelo solto com "jeitos naturais" (que de naturais têm pouco, porque dão uma trabalheira enorme) e o look "saída do cabeleireiro" são difíceis de conseguir, assim como os penteados muito elaborados, que não são para as mãos de todas as mulheres. "Um cabelo natural bonito é bastante difícil de conseguir. Quase ninguém o consegue sem esforço", explica à MAGG Helena Vaz Pereira, a embaixadora L'Oreál Professionel em Portugal e hairstylist responsável pelos penteados das modelos nesta edição da ModaLisboa, que nos ajudou a descobrir algumas das tendências da próxima estação.

Para a hairstylist, o minimalismo é sinónimo de elegância. "Para mim, menos é mais", diz. Helena Vaz Pereira aponta três penteados tendência, funcionais, simples e sofisticados que facilmente conseguirá replicar antes de sair de casa: os ponytails, as tranças ou os chignons. Explica ainda que look natural para o cabelo não sai de moda, mas ressalva que a regra é ir variar: uns dias preso e outros dias solto.

Passo a passo. Aprenda a fazer os três penteados tendência da próxima estação

1. Ponytail

A hairstylist explica que o ponytail, o típico "rabo de cavalo", é um penteado que não sai de moda e que pode ser feito facilmente em casa. Além disso, é bastante versátil e pode ser usado de várias maneiras. Ressalva, no entanto, que é preciso saber enquadrar: "Tem de ter sempre que ver com o que se vai vestir porque o penteado compõe um look."

A youtuber brasileira Jessica Belcost, com 1,22 milhões de subscritores, ensina no vídeo acima a fazer um ponytail de quatro maneiras diferentes.

2. Tranças

Além dos ponytails, as tranças também estão entre as tendências. E no mundo das tranças, as possibilidades são infinitas: podemos variar no número, no local por onde começa ou ainda ficam viradas para dentro ou para fora. "A trança que escolhemos vai ter muito a ver com o look que queremos montar", diz a embaixadora da L'Oreál, que mostra como fazer este penteado em vídeo.

3. Chignon

Não podíamos deixar de lado o chignon que, segundo Helena, "é sempre um clássico". Este penteado, também conhecido por low bun, conjuga bem com looks mais casuais ou clássicos. "Pode ser feito na nuca com o restante cabelo todo colado à cabeça ou mais solto e natural, dependendo daquilo que vamos vestir e da maquilhagem que vamos usar."

Alex Gaboury tem 447 mil subscritores e deixa, no vídeo acima, três maneiras fáceis de fazer um chignon.

Helena Vaz Pereira termina com aquilo que, no universo das tendências, considera ser o mais essencial: a vontade e liberdade para experimentar coisas novas. Combater o comodismo que leva a usar sempre os mesmos cortes e penteados e arriscar, tendo sempre em conta a personalidade e fisionomia da mulher, é o grande truque.