Durante muitos anos, o Portugal Fashion foi a casa de Maria Cerqueira Gomes. Foi lá que desfilou e era de lá que conduzia entrevistas em direto para o Porto Canal. A mudança para Lisboa não trouxe apenas um novo projeto profissional, levou também a que Maria trocasse a moda do Porto pela de Lisboa. E foi precisamente em modo preparação para este evento que a MAGG a encontrou.

A cara do “Você na TV!” recebeu-nos no seu quarto, no hotel Iberostar, na rua Castilho, em Lisboa, de robe mas já maquilhada. O penteado ficou a cargo de Helena Vaz Pereira, coordenadora de cabelos da ModaLisboa e ainda embaixadora da L’Oréal Professionnel em Portugal.

Maria Cerqueira Gomes horas antes de ir para a ModaLisboa

Sentada numa cadeira, enquanto o cabelo estava a ser transformado, Maria Cerqueira Gomes revela-nos que o penteado que vai usar no último dia foi escolhido pelos fãs, que o coordenado foi composto por Luís Borges e que, apesar de ser uma novata no evento, acha que as pessoas em Lisboa têm “um estilo mais definido”.

A ida de Maria Cerqueira Gomes à ModaLisboa tem um objetivo definido. Não se trata apenas de posar para os fotógrafos e de se sentar na primeira fila para ver os desfiles. A sua filosofia de vida e o lema que transporta para a sua vida, explica-nos, deu origem ao movimento #JoiedeVivre. Em parceria com a L’Oréal Professionnel , a apresentadora decidiu falar com diversas caras que fazem o evento — e que muitas vezes estão escondidas nos bastidores, a garantir que tudo corre na perfeição mas sem o mérito devido.

Nas pequenas entrevistas, que podem ser vistas nas redes sociais da marca e da própria apresentadora, existe espaço para a cara da ModaLisboa, Eduarda Abbondanza, para o designer Luís Carvalho, para a cabeleireira Helena Vaz Pereira, para a maquilhadora Antónia Rosa e para uma das muitas manequins que desfilou nesta edição do evento. O resultado destas entrevistas podem ainda ser vistas esta segunda-feira, 14 de outubro, no “Você na TV!”.

Quer descobrir mais sobre os segredos por trás da ida de Maria Cerqueira Gomes à ModaLisboa? A MAGG conta-lhe tudo.

1. O penteado foi escolhido pelos fãs

O penteado esteve a cargo de Helena Vaz Pereira

“Foi uma ideia muito engraçada e acho que temos, cada vez mais, de ter em conta aquilo que os nosso seguidores querem e gostam”, começa por explicar. Por isso, em parceria com a L’Oréal Professionnel , os fãs escolheram um penteado solto, algo que é pouco habitual no dia a dia da apresentadora. “Vou com o penteado que eu achava que não ia usar”, revela entre risos. “Mas é engraçado. Achei que as pessoas me iriam pôr de cabelo preso”. Segundo nos conta, nesta votação participaram mais de 700 pessoas.

View this post on Instagram

Hoje foi dia de estar com a @lorealpro e a @helenavazpereira para experimentar o penteado que vou levar à #lisboafashionweek mas não me consegui decidir e preciso de vocês ☺ Digam-me qual é o vosso preferido destas 2 opções pleasee

2. O visual escolhido para o 3.º dia é de uma marca internacional

O look foi escolhido por Luís Borges

Apesar de para as entrevistas nos bastidores da ModaLisboa ter usado um criador nacional, para o evento em si escolheu uma marca estrangeira. As peças são da Iro e o styling é de Luís Borges. “É algo diferente. Acho que as pessoas não estão habituadas a ver, pelo menos em mim, mas é algo com que me identifico muito”, revela à MAGG horas antes de vestir o coordenado.

“Foi a primeira opção de look”, conta. “Nunca tive styling, só quando vim para Lisboa é que comecei a ter, e encontrei no Luís uma pessoa que partilha as mesmas formas de estar do que eu”. Por esta razão, explica, torna-se fácil o processo de construção de um look.

Nas redes sociais, o look parece aprovado. No Instagram, onde partilhou uma fotografia com o look e com o respetivo penteado, Maria Cerqueira Gomes só teve elogios. “Que arraso” ou “O máximo. Giríssima”, foram alguns dos comentários deixados.

3. O ritual que não dispensa em eventos como este

A apresentadora não dispensa a ajuda da sua equipa

Engane-se quem pensa que o processo de cabelos, maquilhagem e roupa demora uns singelos minutos. No tempo em que nos encontrámos com a apresentadora, percebemos que existe uma grande equipa por detrás, indispensável para Maria Cerqueira Gomes.

“O único ritual que tenho é reunir-me com as pessoas em quem confio e estar bastante tranquila”, explica. “É essencial ter uma boa equipa. Mas também ajuda não ser uma pessoa stressada. Acho que corre sempre tudo muito bem”, diz, enquanto vai olhando para alguns membros da sua equipa.

4. Passou uma manhã nos bastidores da ModaLisboa

Antes da preparação oficial para o evento, Maria Cerqueira Gomes esteve nos bastidores da ModaLisboa

Como já referimos acima, Maria Cerqueira Gomes passou uma manhã a entrevistar as pessoas que dão o corpo à ModaLisboa. O objetivo destas conversas era mostrar os bastidores do evento às pessoas que normalmente não conseguem ter acesso.

“Queria perceber como as pessoas que fazem a ModaLisboa vivem o evento em si. Acho que os bastidores acabam por ser algo muito curioso ao qual poucas pessoas têm acesso”, explica. “Queríamos introduzir esta parte que ninguém vê nas redes sociais, tanto da marca como nas minhas próprias. O best of das entrevistas que fiz passam segunda-feira, no ‘Você na TV!’ “, conta, orgulhosa.

5. Nova localização? “Gostei muito”

A MAGG apanhou Maria Cerqueira Gomes à entrada na ModaLisboa

Três dias de tendência pedem locais diferentes e arrojados, por isso, para Maria Cerqueira Gomes, este foi o local indicado. “Gostei muito. Achei um sítio completamente inesperado com locais bem diferentes um dos outros”, explica. “Acho que é importante num evento que dita tendências escolher um sítio irreverente, e acho que este espaço diz isso mesmo”.