Este é um daqueles alimentos controversos. Ao longo das últimas décadas, o ovo já foi odiado e afastado dos planos alimentares de quem queria emagrecer ou manter uma dieta saudável, para logo de seguida ser anunciado que estávamos todos enganados e afinal eles até fazem bem. Hoje ainda há quem acredite que o consumo de ovos é um risco para quem tem colesterol alto, mas felizmente a maioria das pessoas já o vê como uma importante fonte de proteína.

Cozidos, fritos ou escalfados, há muitas formas de preparar ovos. Umas são mais saudáveis do que outras, é verdade, mas de vez em quando tudo é possível — até comer um bife de vaca com um ovo estrelado em cima.

No Dia Mundial do Ovo, que se celebra esta sexta-feira, 11 de outubro, fizemos um quiz com várias perguntas sobre o ovo. Pegámos em alguns mitos para ter a certeza de que não anda a fiar-se em ideias enganadoras, mas desafiamo-lo a acertar também no tempo de cozedura de um ovo ou no significado dos números marcados na parte exterior.

Para que não fiquem dúvidas, recorremos à informação mais fidedigna que encontrámos: aquela que é partilhada pela Associação Portuguesa de Nutricionistas.