Passamos horas agarrados ao computador no trabalho, saímos e voltamos a colar o olhar no telemóvel. Segundo um estudo feito pela Universidade Nova de Lisboa (UNL), citado na página Saúde Online, em Portugal o número de pessoas com problemas associados aos olhos é elevado: mais de dois milhões de portugueses sofrem de algum tipo de deficiência visual. No Dia Mundial da Visão, que se celebra esta quinta-feira, 10 de outubro, queremos coloca os seus olhos à prova.

Entre os adultos com mais de 50 anos, 42 mil sofrem de cegueira e 260 mil de perda de visão moderada e grave. As mulheres são o sexo mais afetado (27,5%) e em 40% dos casos, nos dois sexos, a perda de visão só ocorre em idades avançadas. O estudo revela ainda que dois terços dos casos de perda de visão depois dos 50 anos poderiam ser evitados se fossem diagnosticados a tempo.

Mas por mais que a sua visão esteja impecável, há imagens que nos fazem olhar duas ou três vezes, pensar, e mesmo assim continuamos a errar. Este quiz não é feito por um especialista e não lhe vai dizer (de uma forma real) se precisa ou não de usar óculos. Mas se não acertar nenhuma destas questões, bem, talvez esteja na hora de ir ao oftalmologista.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.