É considerado um dos festivais de cinema mais conhecidos sobre desporto e que chega a Portugal depois de ter passado por países como Canadá, Estados Unidos e China. Chama-se Banff Centre Mountain Festival World Tour e promete um cartaz composto por oito filmes documentais sobre a superação humana através da prática de atividade física, seja ela qual for.

O evento foi criado em meados de 1976 em Banff, no Canadá, por um grupo de amigos que partilhava a mesma paixão: o desporto ao ar livre. Daí até à criação de um festival de cinema foi um passo, com uma curadoria específica de filmes anuais sobre montanhismo, surf e outros desportos mais radicais.

A escolha de o trazer a Portugal não foi por acaso, tal como explica Mark Louie, coordenador do festival, em comunicado oficial enviado às redações.

Sem cadeira de rodas, aprendeu a andar com as mãos e os braços. Hoje tem 17 medalhas paraolímpicas
Sem cadeira de rodas, aprendeu a andar com as mãos e os braços. Hoje tem 17 medalhas paraolímpicas
Ver artigo

"Portugal é um País rico em serra e mar que tem atraído os amantes, nacionais ou internacionais, do desporto e da aventura. A chegada do Banff Centre Mountain Film Festival a Portugal é a afirmação dessa tendência, pelo que esperamos contribuir para a valorização da riqueza e diversidade natural do país", lê-se.

O evento está marcado para um dia único e acontece já no próximo sábado, 12 de outubro, no rooftop do novo Terminal de Cruzeiros, em Lisboa. O festival vai contar com a presença de três embaixadores portugueses: o montanhista João Garcia; o campeão de nacional de escalada André Neres; e o montanhista e comentador de desportos radicais Diogo Patrocínio.

Na primeira edição edição portuguesa do evento vai poder ver oito dos 36 filmes que fizeram parte da tour mundial do Banff Centre Mountain Festival em 2018. São eles: "Rogue Element's: Corbert's Couloir", "Brothers of Climbing", "The Moment", "For the Love of Mary", "This Mountain's Life: Coast Range Traverse Segment", "Surface", "RJ Ripper" e "Reel Rock 12: Break On Through".

Os bilhetes já estão à venda através da Ticketline e custam 8€.