O ator americano Alec Baldwin foi passear por Nova Iorque este domingo, 6 de outubro, com a mulher, Hilaria Thomas, e os filhos. O plano era visitar a Estátua da Liberdade, portanto comprou bilhetes para um passeio de barco organizado pela empresa Statue Cruises.

Só que este passeio, pelo qual o ator pagou quase 40€, não levou os passageiros até à ilha da Liberdade, onde está localizada a estátua, nem sequer contou com o prometido barco.

"Comprámos os bilhetes para o passeio de barco até à Estátua da Liberdade. Fomos escoltados para um autocarro. Para Nova Jersey! Eu não estou a brincar", escreve Baldwin na descrição de uma publicação no Instagram.

A publicação mostra a fotografia do bilhete, que depois de comprado, foi analisado pelo ator com maior atenção: "Nunca foi mencionado Nova Jersey!!! Isto é um esquema", alerta com revolta.

Fotografia do bilhete partilhada por Alec Baldwin no Instagram

A verdade é que os turistas são frequentemente enganados por esquemas de turismo que não vão para a Ilha da Liberdade, onde está localizada a estátua, Património Mundial da UNESCO.

Foi para chamar à atenção de outros turistas que pretendam visitar a Estátua da Liberdade, que o ator americano deixou o alerta na sua conta de Instagram."Isto é um esquema. Apanhem o Staten Island Ferry. É o melhor passeio em Nova Iorque", aconselha.

Uma batata gigante nos Estados Unidos transformou-se num Airbnb
Uma batata gigante nos Estados Unidos transformou-se num Airbnb
Ver artigo

Ao contrário do passeio de barco da empresa Statue Cruises, que cobra mais de 17€ por bilhete, o Staten Island Ferry é grátis. O ferry não passa pela ilha da Liberdade, mas permite uma vista desimpedida para a estátua na ligação Manhattan-Ilha de Staten.

A publicação de Instagram recebeu vários comentários, inclusive da atriz Ellie Kemper, que brincou com a situação: "Ahahah. Ouve, um autocarro também pode ser divertido!!".

Também Megan Dice, jornalista do canal televisivo "News 12 New Jersey", deixou um comentário, mostrando que já se tinha apercebido da situação: "@sarahrsperry, o que é que eu te disse... Apanha o Staten Island Ferry!".

Para combater os negócios enganadores, a cidade "continua a multar vendedores que enganam os clientes", refere ao jornal norte-americano "Daily News" o porta-voz do Prefeito de Nova Iorque, Bill de Blasio.