Uma mulher conhecida por alterar drasticamente a sua aparência através de várias cirurgias plásticas foi presa no Irão. Sahar Tabar, 22 anos, de origem iraniana, geria uma popular página de Instagram — entretanto eliminada — com mais de 26.800 seguidores, onde partilhava imagens do seu rosto bastante modificado e, muitas vezes, editado ao ponto de se assemelhar com a atriz Angelina Jolie.

A 7 de outubro, surgiram as primeiras notícias de que as autoridades iranianas tinham detido Sahar Tabar por “crimes culturais, sociais e corrupção moral”, escreve o “The Guardian”, citando a agência noticiosa Tasnim. As acusações falavam em blasfémia, incitação à violência, ganhos financeiros através de meios impróprios e incitação de jovens à corrupção.

De acordo com o “The Sun”, as autoridades prenderam Sahar Tabar depois de várias pessoas apresentarem queixa contra a iraniana, embora não seja totalmente claro o que levou à formulação das acusações.

8 fotos

No entanto, o Irão tem leis muito restritas, incluindo a proibição, para as mulheres, de exibirem os cabelos em público, mesmo nas redes sociais — aliás, várias mulheres, entre elas influenciadoras digitais, já foram presas por exibirem os fios no Instagram.

“Sahar Tabar parece ter sido detida apenas pelas suas publicações no Instagram”, afirma Philip Luther, representante da Amnistia Internacional, citado pela mesma publicação. “Se for esse o caso, ela deve ser libertada imediatamente. Partilhar fotografias nas redes sociais não é crime.”

Cirurgia plástica. O antes e o depois das famosas

Nas imagens que costumava partilhar no Instagram, a única rede social permitida no Irão — o Facebook e o Twitter foram banidos no país —, Sahar Tabar surgia frequentemente com gazes na zona do nariz, associadas a cirurgias nessa zona do rosto.

As gazes no rosto são algo bastante comum nas mulheres do Irão, dado que a cirurgia plástica é extremamente popular no país, com milhares de operações deste género a decorrerem anualmente.