Quiz

Quiz. Só um verdadeiro português sabe de onde vêm estas palavras

Acha que consegue acertar em pelo menos 15 das 20 questões sobre estrangeirismos? Prepare-se, vai descobrir que anda a usar palavras cuja origem não é portuguesa.

i

Pode até saber o dicionário de cor, mas pode ter algumas surpresas com este desafio

pixabay/Pexels

Pode até saber o dicionário de cor, mas pode ter algumas surpresas com este desafio

pixabay/Pexels

Quase sem nos apercebermos, usamos diariamente palavras que não são portuguesas. Basta simplesmente afirmar uma ideia com um ok (palavra inglesa), dizer que vai trabalhar para o ateliê, uma francesa, ou convidar os seus amigos para almoçar um entrecosto (do francês entrecôte) assado.

E mesmo os defensores da língua portuguesa, não têm como fugir às palavras que, ainda que tenham nascido fora do País, já são também um pouco nossas.

Por isso, quando for ao estádio ver um dérbi, está na verdade a assistir a um derby (palavra de origem inglesa), ou quando vestir uma camisola de cor grená, a palavra na língua original — francês — é grenat.

Para mostrar que é um verdadeiro amante da língua portuguesa, lançamos o desafio: consegue acertar na origem destas 20 palavras? No meio de vários estrangeirismos, colocámos também palavras portuguesas.

Recomendamos

A página está a demorar muito tempo.