Há cada vez mais séries para ver e a dificuldade está entre decidir a qual nos atirarmos primeiro depois de um dia stressante de trabalho. Nessa perspetiva, quase se torna aceitável ser pecador e agradecer quando uma série é cancelada. Se isso significar termos mais tempo para ver aquelas que realmente valem a pena, porque não?

No entanto, também é verdade que há cancelamentos ou finais anunciados que são tão imprevistos ao ponto de deixar uma frustraçãozinha que só passa depois de vários dias de amuo. Aconteceu, por exemplo, com "The OA" que, depois de uma segunda temporada com um final aberto, foi cancelada pela Netflix quando nada previa que fosse esse o desfecho de uma série muito elogiada pela crítica.

Séries. As 50 melhores temporadas de sempre, de acordo com os críticos
Séries. As 50 melhores temporadas de sempre, de acordo com os críticos
Ver artigo

Os fãs fizeram-se valer das amplificação que as redes sociais promovem. Queixaram-se, mostraram-se insatisfeitos e exigiram que, à semelhança do que aconteceu com "Sense8", a empresa de streaming pudesse recuar ou, pelo menos, anunciar um filme especial de duas horas para concluir a história. Até agora, não aconteceu e nada indica que o cenário vá mudar.

Mas há cancelamentos que vêm por bem: ora porque a história de uma série já deu o que tinha a dar, ou porque o melhor é terminar em grande para evitar cair na monotonia a que outras grandes — leia-se, populares — séries se prestam (estamos a bocejar só de pensar em "The Walking Dead").

É o caso de "Orange is the New Black" ou "Unbreakable Kimmy Schmidt" que terminaram quando a história ditou que só assim é que fazia sentido.

Mas "Uma Série de Desgraças" é outro exemplo positivo de saber quando parar: as três temporadas foram todas elogiadas pelos críticos que, entre outros aspetos, destacaram sempre a coesão narrativa de uma adaptação fiel dos 13 livros escritos por Daniel Handler.

As 50 piores séries de televisão de sempre, de acordo com os críticos
As 50 piores séries de televisão de sempre, de acordo com os críticos
Ver artigo

Mas houve outras séries que terminaram em 2019 e das quais provavelmente já não se lembra e ainda faz questão de espreitar a ver quando saem novos episódios.

Reunimos as 13 que terminaram ou vão terminar ainda este ano.