Tem uma história com séculos e a Escócia foi o seu berço. O xadrez, também conhecido como tartan, é um dos padrões mais antigos e mais reinventados do mundo da moda e volta a estar em destaque este outono/inverno.

Foi desde sempre associado aos kilts, depois passou a ser muito usado nas fardas das escolas e na roupa infantil. Hoje é usado em roupa, acessórios e calçado e volta a ser tendência com alguma regularidade.

Nas lojas, veem-se peças em xadrez com quadrados grandes, outras com quadrados mais pequenos e das mais variadas cores. O clássico vermelho e verde continua a existir, mas já há xadrez amarelo, cor de rosa, bege, preto, branco ou cinzento.

20 sombras de olhos para uma maquilhagem de outono (a partir de 5,99€)

Enquanto que nas outras estações em que o xadrez foi tendência, este era usado de forma mais discreta, em apontamentos como, por exemplo, apenas num blazer ou numas calças, este outono/inverno vamos vê-lo em looks totais, como em fatos completos, em vestidos acompanhados por casacos do mesmo padrão ou até combinado com outros padrões igualmente fortes, como o animal print.

A vantagem deste padrão é que pode ser usado em qualquer situação do dia e ocasião. Por isso, reunimos 24 sugestões de peças de roupa, acessórios e calçado em tartan para aderir a esta tendência, quer seja com looks completos ou com pequenos detalhes.

24 fotos