Marcelo Augusto estagiou cerca de dois meses em ginecologia e Obstetrícia na maternidade Mulher Dona Lindu, em Manaus, no Brasil. Durante esse período, acompanhou dezenas de partos, tanto normais como cesarianas, mas houve uma história que o marcou particularmente.

Uma mãe, grávida de 21 semanas e três dias, perdeu o bebé devido a uma infeção grave. A equipa de enfermagem não ficou indiferente e para tentar amenizar a dor do casal, escreveu uma carta de despedida como se tivesse sido o filho a escrevê-la.

No papel, com a marca do pé do bebé, os pais podiam ler: “Papai e Mamãe, durante 21 semanas e 3 dias pude sentir o quanto vocês me amam e eu também já amava vocês. Fiquem em paz! Nasci e voltei para o céu no dia 30 de setembro de 2019, às 14h45 no Instituto da Mulher Dona Lindu e pesei 0,370 gramas. Irei no coração de vocês, aonde forem, para sempre. Assinado: Jander Gaell Rodrigues de Menezes, com amor”.

Estado português vai suportar os custos do tratamento da bebé Matilde

O estagiário fez questão de partilhar o gesto no Facebook, escrevendo na publicação: “Diante de todo o caos que a saúde do Amazonas está passando, falta de medicação básica, falta de leitos, falta de materiais, pagamentos atrasados de todos os profissionais da área da saúde… Deixando assim muitos profissionais desestimulados, vendo pacientes morrerem e não podendo fazer, literalmente, nada. Mesmo assim, essa equipe que hoje passou o dia de plantão, exerceu seu papel com tanto amor ao próximo, honrando o juramento que fizeram no dia de suas formaturas”.

Manuel Augusto usa a rede social para dar os parabéns à equipa de enfermagem e agradece os meses que trabalhou na maternidade. E deixa também uma mensagem à família do bebé: “Com toda certeza essa carta não trará o filho de volta, mas amenizará bastante a dor da perda dos pais e familiares”.

A publicação está a tornar-se viral e já soma mais de 4 mil comentários, 32 mil gostos e 30 mil partilhas. Nos comentários, os utilizadores deixam mensagens de apoio à família e elogiam a equipa do hospital.