Cristina Ferreira surgiu na 24ª gala dos Globos de Ouro com um vestido branco com a imagem de Nossa Senhora e com uma coroa exuberante. No dia seguinte, a D. Anita aparece no Facebook com um coordenado semelhante, para baralhar a internet.

Na publicação feita pela Santa Casa da Misericórdia da Azinhaga, há uma montagem a pôr as duas mulheres lado a lado, para que se comparem os vestidos. E a réplica é quase perfeita — vestido branco, casaco branco e um adorno prateado na cabeça. Na descrição da fotografia pode ler-se: “Não queremos ser más-línguas, mas a Cristina Ferreira copiou o outfit da D. Anita na entrega do prémio personalidade do ano, no nosso Almoço de Irmãos!!!”

D. Anita é o nome da utente da instituição, que alinhou na ideia que partiu da psicomotricista Marta Vagas e do psicólogo Ricardo Santos. Ambos foram os responsáveis pela orientação da atividade e pela criação das peças de vestuário.

Marta Vagas e Ricardo Santos são os responsáveis pelo outfit de D.Anita

Marta Vagas explica à MAGG a forma como foi recriado o visual: “O adorno da cabeça foi feito com prata [papel de alumínio] e com pedrinhas forradas com prata. Em relação à roupa, na Santa Casa fomos ver o que conseguíamos improvisar. O vestido é um lençol, metemos um casaco nos ombros e depois escolhemos o posicionamento idêntico ao que estava na fotografia da Cristina Ferreira”.

Confidencia também que D.Anita gosta de se voluntariar para este género de atividades e que está sempre disposta a participar. Ainda assim, nesta foto a utente foi  selecionada pelas suas características físicas. “Escolhemos a utente que achamos mais adequada, porque é magrinha e tem as linhas mais idênticas às da Cristina. E o objetivo era ficar o mais parecido possível”, acrescentou.

Viral. Mulher de 77 anos tira foto num iceberg e é levada pelo mar
Viral. Mulher de 77 anos tira foto num iceberg e é levada pelo mar
Ver artigo

A D. Anita, de 89 anos, é fã assumida de Cristina Ferreira e, à MAGG, mostra-se feliz com a partilha da fotografia: “Eles perguntaram se eu queria fazer este trabalho e eu disse logo que sim. A doutora ajudou-me a vestir e a preparar-me. E eu pus-me ali toda pimpona. Senti-me uma Cristina Ferreira mais velha”, conta-nos.

A utente frequenta a Santa Casa há quatro anos e é uma das várias idosas que alinha neste género de atividades, que acontecem com frequência na instituição. Marta e Ricardo são os responsáveis pelo entretenimento do estabelecimento e pela partilha de conteúdo nas redes sociais. “Os nossos utentes acabam por entrar na brincadeira e vai resultando nestas coisas. Temos uma ideia, fazemos a fotografia ou vídeo e o Ricardo edita”, assume Marta.

A publicação está a conquistar os seguidores da página de facebook e apenas num dia já conta com mais de 500 partilhas e 1400 gostos.