Numa noite pouco memorável, sem momentos polémicos e sem humor, os Globos de Ouro ficaram marcados por discursos e por tomadas de posição. O Coliseu dos Recreios, em Lisboa, encheu-se este domingo, 29 de setembro, para premiar algumas das figuras mais ilustres da televisão, do cinema, da música e do teatro e, sem grande surpresa, um dos prémios foi atribuído a Cristina Ferreira na categoria de Personalidade do Ano de Entretenimento.

No seu discurso, falou no gosto de poder fazer boa televisão numa casa onde agora é "muito feliz" e onde pode dar ao público aquilo que "lhe é devido". "E isso faço desde o primeiro minuto", garantiu antes de virar costas e mostrar a figura de Fátima bordada nos vestido branco.

Globos de Ouro. O que correu bem e o que correu mal na cerimónia
Globos de Ouro. O que correu bem e o que correu mal na cerimónia
Ver artigo

Mas houve ainda o momento de Bárbara Guimarães que, atualmente a lutar contra o cancro da mama, mostrou-se esperançosa e agradeceu o apoio de todos os amigos e colegas.

"A esperança é viver cada dia como se fosse o último. Esta certeza faz com que, de repente, possamos dar-nos mais, vivermos mais e sentirmos mais", foram as suas palavras entre lágrimas.

Mas estes foram só alguns dos episódios mais importantes da cerimónia. Se não teve oportunidade de acompanhar a gala dos Globos de Ouro, fazemos-lhe um resumo com sete momentos-chave.

  1. O regresso de Sérgio Praia a António Variações

A segunda atuação da noite pertenceu a Sérgio Praia que, além de ter dado vida a António Variações no teatro, o fez no cinema e agora o assume nos palcos enquanto vocalista da banda Variações. Depois de um momento de música neoclássica, as luzes do palco focaram-se em Sérgio Praia que se preparava para reinterpretar "Estou Além", um dos clássicos do cantor — mas desta vez com a orquestra sinfónica que fazia parte dos Globos de Ouro.

Sérgio Praia. "Havia no António Variações uma sede enorme de viver e a vida atraiçoou-o"
Sérgio Praia. "Havia no António Variações uma sede enorme de viver e a vida atraiçoou-o"
Ver artigo

Ao longo de toda a atuação, o ator foi capaz de pôr todo o Coliseu de pé a aplaudir e a cantar. "Quero tudo de pé, estamos vivos. Vamos celebrar a vida", disse durante a canção, numa frase que o próprio António Variações diria. "É lindo estar vivo. Boa noite e viva aos sonhos", despediu-se.

2. A troca dos envelopes

Não se sabe muito bem se o momento terá sido encenado, mas a verdade é que aconteceu e, para quem não estava à espera, foi motivo de constrangimento e conversa nas redes sociais. Um bocadinho à semelhança do que aconteceu com os Óscares em 2017, também nos Globos de Ouro de 2019 foram trocados os envelopes com os vencedores.

João Manzarra subiu a palco acompanhado de D. Elisa (a costureira que fez um dos vestidos de Cristina Ferreira) — e foi esta quem ficou encarregada de ler o vencedor na categoria de Personalidade do Ano na Moda. Problema? Trocou os envelopes e acabou por ler os vencedor de Melhor Filme de Cinema. Manzarra assumiu o erro e Luís Carvalho, estilista, não conteve o riso.

3. O elogio de Cristina Ferreira à sua costureira

Enquanto D. Elisa estava no palco, Cristina Ferreira apresentou-a como a sua costureira e responsável pelo segundo vestido que a apresentadora usou na gala. Foi neste instante que a apresentadora aproveitou para, além de falar de alta costura, mencionar aquelas pessoas que trabalham durante dia e noite nos vestidos que brilham neste tipo de eventos.

E recordou, para a plateia e os espectadores, aquilo que D. Elisa lhe disse assim que soube que era a escolhida para fazer o vestido para os Globos de Ouro. "Ela disse-me que sentia que esta era a sua prova final. Que, ao fim de tantos anos, alguém pudesse dizer que ela era boa costureira."

"D. Elisa, é mesmo [boa costureira]", concluiu.

4. O momento de Bárbara Guimarães

Durante a apresentação do Prémio Revelação, o jornalista Bento Rodrigues começou um monólogo que viria a ser dos mais fortes da cerimónia. "Os verdadeiros vencedores deixam para trás tudo o que não os leva para a frente. Aquilo que se aprende na vida resume-se a duas pequenas palavras: ela continua", e surge Bárbara Guimarães arrancando aplausos e lágrimas do público.

"Bem que o meu médico me avisou que se calhar o meu coração não está assim tão forte, mas não foi por causa disso que não vim. Estou muito grata por tudo o que a vida me tem dado de bom e de menos bom. Porque a vida também nos põe a todos à prova. Estou a tentar vencer este duelo como tantas mulheres e não é fácil", referindo-se à luta contra o cancro da mama.

A Pipoca Mais Doce e Fabíola Carlettis analisam os looks de Cristina Ferreira
A Pipoca Mais Doce e Fabíola Carlettis analisam os looks de Cristina Ferreira
Ver artigo

"A esperança é viver cada dia como se fosse o último. Esta certeza faz com que, de repente, possamos dar-nos mais, vivermos mais e sentirmos mais. Isto é muito importante. Ficamos mais despertos para tudo. Isto não pode nem deve ser um caminho solitário. Há um sentido para isto acontecer, e o grande sentido é que somos muito mais fortes do que aquilo que pensamos", conclui agradecendo o carinho e o apoio que tem recebido de todos os colegas e amigos.

De volta ao palco, Cristina Ferreira agradece a coragem de Bárbara Guimarães: "Este palco é dela. Sempre foi."

5. O humor de Ricardo Araújo Pereira e a piada de Cristina Ferreira

Depois de Ricardo Araújo Pereira vencer o prémio de Personalidade do Ano no Humor, foi exibido um vídeo de agradecimento já que o humorista não se encontrava presente na cerimónia. Além de satirizar todos os clichês a que os vencedores destes prémios se prestam (como fazer de conta de que não estavam à espera), leu ainda um capítulo de "Os Maias" para ver até quanto lhe seria possível "esticar a corda".

O momento arrancou risos e aplausos da plateia. Mas foi a punch-line seguinte de Cristina Ferreira que gerou ainda mais palmas quando, no final do vídeo, diz: "Ricardo Araújo Pereira, na SIC". Neste momento, a câmara muda do palco para a figura de Felipa Garnel, Diretora de Programas da TVI, que estava sentada no público.

A piada surge numa altura em que a SIC é líder de audiências e a TVI tem vindo a perder cada vez mais terreno.

6. O monólogo de Maria João Abreu e José Raposo

Em homenagem a todos os atores de teatro e cinema, José Raposo e Maria João Abreu subiram ao palco dos Globos de Ouro para um monólogo que, embora repleto de lugares comuns, serviu o intuito de puxar à lágrima fácil e homenagear a profissão que lhes é muito querida.

"Ser ator não é um golpe de sorte. É um modo de vida. É não saber onde começa e onde acaba o verdadeiro eu. Não é ter a deixa na ponta da língua, mas no coração. Ser ator não tem princípio nem fim, é apenas um meio", ouviu-se antes de serem apresentados os nomeados para a categoria de Melhor Ator de Teatro.

7. O discurso de vitória de Cristina Ferreira

Sem grandes surpresas, Cristina Ferreira venceu o prémio de Personalidade do Ano de Entretenimento pela sua prestação no programa da manhã da SIC, que protagoniza juntamente com Cláudio Ramos.

Globos de Ouro. Os looks de uma passadeira vermelha cheia de pretos, brilhantes e sustentabilidade
Globos de Ouro. Os looks de uma passadeira vermelha cheia de pretos, brilhantes e sustentabilidade
Ver artigo

"A manhã faz toda a diferença numa estação de televisão. E a televisão deve servir o público, dando-lhe o que lhe é devido. E isso eu faço desde o primeiro minuto e faço-o agora numa casa onde sou muito feliz e onde posso fazer boa televisão desde o início. Houve uma pessoa que não queria eu eu viesse [para a SIC] e que tinha muito medo. Chama-se Maria Filomena, a minha mãe. Por isso, hoje trago estampado na minha pele e no meu vestido o meu modo de acreditar."

Ao virar costas, o vestido de Cristina Ferreira mostra a figura de Fátima bordada o branco da roupa. Numa noite de discursos pouco memoráveis, este foi talvez o mais importante da gala.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.