É cada vez mais difícil garantir que o último episódio de uma série significa, de facto, o final da história. Prova disso são os filmes de "Deadwood", "Os Sopranos" e, mais recentemente, o de "Breaking Bad" — que promete dar continuidade a um universo que terminou em televisão e que agora regressa mas em ponto grande.

"El Camino: A Breaking Bad Movie" é provavelmente uma das estreias mais esperadas do ano. E para isso contribui o facto de fazer parte do catálogo da Netlfix que já faz parte da casa da maior parte de pessoas que gosta de ver séries.

Sabe-se pouco sobre a história, a não ser que vai acompanhar a figura de Jesse Pinkman após os acontecimentos dramáticos e sangrentos do último episódio da série. Pinkman está finalmente livre dos seus raptores, mas a polícia tem-no na mira e promete não parar nas buscas.

Talvez por isso o nome do filme tenha um duplo sentido que faz aumentar as expectativas dos espectadores. É que além de se referir ao percurso da personagem até à liberdade, é também uma referência ao carro que a personagem usa para fugir — um Chevrolet El Camino, de 1978, que Jesse pensa comprar nos primeiros episódios da série. E esta promete ser só uma das referências à história original.

Guerra de Séries #01. Ainda há dúvidas de que “Os Sopranos” é a melhor série de sempre?
Guerra de Séries #01. Ainda há dúvidas de que “Os Sopranos” é a melhor série de sempre?
Ver artigo

A propósito da estreia, marcada para 11 de outubro, mostramos-lhe tudo aquilo que já se sabe sobre o novo filme de "Breaking Bad". E uma coisa é garantida: estão confirmadas pelo menos dez personagens conhecidas e uma delas pode ser Walter White, o vilão interpretado por Bryan Cranston.

1. Aaron Paul vai ser a estrela do filme

Visto que a história do filme vai passar-se imediatamente a seguir aos acontecimentos da história da série, a estrela de "El Camino" vai ser Aaron Paul que regressa assim ao universo onde já foi feliz — ao reinterpretar Jesse Pinkman.

Os acontecimentos do filme vão acompanhar todo o percurso que a personagem vai ter de percorrer até se tornar num homem livre. É que embora tenha conseguido libertar-se dos seus raptores, é perseguido pela polícia, que recebeu a denúncia de o confronto mortal que aconteceu no ultimo episódio da série.

A nova história promete focar ainda mais na interioridade da personagem e no quão afetado pode ter ficado depois de anos a lidar com um dos maiores vilões da região de Albuquerque, nos EUA.

2. Há mais nomes da série confirmados

Além de Aaraon Paul, já foi confirmado o regresso de Charles Baker que, na série, deu vida a Skinny Pete — um dos amigos mais chegados de Jesse. No primeiro teaser do filme, Skinny Pete é questionado pela polícia que parece querer saber do paradeiro do amigo, desaparecido há várias semanas.

"Já vos disse isto 500 vezes. Não faço ideia onde é que ele está e também não sei para que direção é que ele vai. Mas mesmo que soubesse, não vos diria", diz Skinny Pete durante o interrogatório. Matt Jones, que interpretou Badger, também tem regresso marcado para a nova história.

3. Walter White morreu — mas isso não quer dizer que não possa voltar

Foi um dos desfechos mais dramáticos do episódio final de "Breaking Bad". Depois de várias temporadas de esquemas, homicídios e mentiras, Walter White foi passando de herói a vilão até morrer no final. Isso só pode querer significar que a personagem não tem forma de regressar para o filme, certo? Errado.

Há a possibilidade de a personagem fazer parte da história através de flashbacks que possam mostrem a sua relação com Jesse Pinkman.

Em entrevista ao "The New York Times", Aaron Paul confirmou que haveria caras familiares a regressar ao filme e que acreditava que os fãs "iriam ficar muito contentes" com o que iriam ver. Sabe-se ainda que estão confirmadas as presenças no filme de mais dez personagens da série.

4. O filme vai ter a duração de duas horas

A informação de que "El Camino" teria a duração de duas horas foi revelada quando, por um erro técnico, o filme apareceu referenciado dentro do catálogo da Netflix. Os fãs especulam que isso será mais do que suficiente para dar um fecho à história que, na verdade, nunca precisou de mais nenhum capítulo.

Em entrevista ao "The Hollywood Reporter", o realizador Vince Gilligan revelou que a história para este filme já estava a ser pensada antes da série terminar. E adiantou que Aaron Paul, o protagonista da série, aceitou o papel sem pensar duas vezes — muito devido à admiração que Paul tem por Gilligan.

5. O novo capítulo da história promete ser duro

O novo teaser do filme mostra um Jesse cada vez mais debilitado e incrédulo com o que acaba de lhe acontecer. Especialmente porque, no final da série, a personagem é sujeita a tortura física e psicológica por um grupo nazi que quer atacar Walter White e vê em Jesse a forma perfeita de o fazer.

A cena que todos os fãs de "Breaking Bad" têm de ver antes da estreia do filme
A cena que todos os fãs de "Breaking Bad" têm de ver antes da estreia do filme
Ver artigo

Depois de o trailer ter sido lançado na internet, o ator recorreu ao Twitter para partilhar uma cena da série que preparava os fãs para o que viria a seguir. A cena em questão retrata um dos muitos confrontos que a sua personagem tem com Walter White que, além de mentor, é também quem mais manipula Jesse para que este lhe obedeça.

Na mesma entrevista ao "The New York Times", Aaron Paul revelou ter ficado muito surpreendido depois de ter lido a primeira versão do argumento de Vince Gilligan para o filme.

"Não consegui falar durante uns bons 30 ou 60 segundos depois de ter lido o argumento de 'El Camino'. Perdi-me nos meus pensamentos, mas fiquei muito feliz que o Vince me quisesse escolher para esta nova jornada."