Numa altura em que tanto se fala sobre sustentabilidade, ambiente e soluções para um mundo melhor, quem não as pratica começa a ser olhado de lado e até julgado. E se isto acontece a um comum mortal, ganha outras dimensões quando se trata de um líder de um partido verde.

Foi o que aconteceu com Elizabeth May, líder do Partido Verde do Canadá, que foi fotografada a segurar num copo descartável. A fotografia, que estava na homepage do site do partido, foi entretanto manipulada com Photoshop para que o copo descartável fosse substituído por um reutilizável, com palhinha de metal e logo do partido.

E se a primeira fotografia já tinha chamado a atenção, pela negativa, a manipulação da mesma teve um impacto ainda maior. Colagens das fotografias com o antes e depois foram partilhadas e Elizabeth May emitiu um comunicado a justificar-se, mostrando-se chocada com a situação.

Greta Thunberg. Qual o impacto que este mediatismo pode ter na vida de um adolescente?

“A minha prática diária é a de evitar o plástico de uso único a 100%. Nunca bebo de garrafas de água de plástico. Tenho sempre um copo de café reutilizável. Ando sempre com os meus utensílios de bambu. Faço o que digo, todos os dias. Espero que apesar deste deslize bem intencionado do staff do partido, as pessoas consigam acreditar que na fotografia original, não havia nada que eu escondesse”, explica.

O Canadá tem como objetivo reduzir o uso do plástico e, para isso, promete banir os itens de plástico de uso único, como sacos, palhinhas e talheres até 2021.