Harry, Meghan e o pequeno Archie estão em África naquela que é a primeira visita oficial dos duques em modo família. A viagem vai durar 10 dias e a primeira paragem foi na Cidade do Cabo, na África do Sul.

Os duques de Sussex aterraram esta segunda-feira, 23 de setembro, e já há quem diga que as primeiras imagens de Archie no continente africano sejam uma homenagem à Princesa Diana. Isto porque o primeiro filho de Meghan e Harry saiu do avião com um coordenado em tons neutros, com um gorro com um pompom a acompanhar.

Este é um look idêntico ao usado pelo príncipe Harry em 1985, quando o agora duque tinha quatro meses – a mesma idade que Archie tem agora. A roupa foi usada num aeroporto enquanto o príncipe estava no colo da mãe, a princesa Diana.

Archie usou um gorro idêntico ao que o pai já tinha usado em 1985

A primeira paragem de Meghan e Harry, já sem o pequeno Archie, foi o município de Nyanga onde puderam assistir a um workshop que ensina as crianças sobre os seus direitos e que também oferece aulas de defesa pessoal. Os duques falaram com a comunidade e com algumas crianças, que até ofereceram alguns passos de dança aos convidados.

Depois foi a vez da Justice Desk, uma organização de direitos humanos, receber a visita de Meghan e Harry. A organização tem como presidente o próprio príncipe Harry e como vice-presidente Meghan Markle. Foi neste espaço que o príncipe fez um discurso mas foram as palavras da ex-atriz que ganharam dimensão mediática.

Meghan Markle pode voltar à televisão e escrever um livro

“Gostava de vos dizer que, ainda que esteja aqui com o meu marido como membro da família real, queria que soubessem que estou aqui convosco como mãe, como esposa, como mulher, como mulher de cor e como vossa irmã”, começou por dizer. “Estou aqui convosco e estou aqui para vocês. E agradeço-vos muito por me mostrarem a mim e ao meu marido o espírito Ubuntu e estou ansiosa para os próximos dias”.

Foi também nesta ocasião que a diretora da Justice Desk ofereceu alguns presentes para Archie. O primeiro foi uma moldura com uma inscrição de um nome africano dado a Archie, depois veio uma mini-sweat com o logo da organização.

“Quando o vosso bonito rapaz nasceu, chamaram-lhe Archie. O nome Archie significa bravura e força. Por isso, para dar as boas vindas a Archie, a vossa família na Justice Desk deu-lhe o nome tradicional africano Ntsika. Este nome significa pilar de forças. Que ele seja um pilar de forças para aqueles que precisam”, disse a diretora sob o olhar embevecido de Meghan Markle.

Esta terça-feira, 24 de setembro, os duques começaram o dia a visitar um centro de surf solidário onde conversaram um pouco com as crianças. De seguida partiram para visitar a mesquita mais antiga da Cidade do Cabo, fundada a 1794.