Os gatos são desligados. Os gatos não gostam de festas. Os gatos não mostram afeto. Está a ver todos estes clichês que se dizem sobre gatos? Acabam hoje.

Um novo estudo norte-americano publicado na revista Current Biology indica que os gatos podem ter o mesmo nível de proximidade com os seus donos do que os cães. Aliás, afirmam que o gato até pode exibir mais sinais de apego quando são deixados sozinhos.

Estes dados baseiam-se numa experiência realizada com 70 gatos, que ocorreu em três fases distintas. Inicialmente, os gatos foram colocados individualmente numa sala com o dono. Depois, passados dois minutos, o proprietário abandonou o espaço e os especialistas observaram secretamente o comportamento dos animais. Dois minutos mais tarde, numa última fase, o dono regressou e cerca de 64,3% dos gatos mostraram sinais de apego e transpareciam estar mais relaxados na presença do dono. Alguns indicavam estar mais stressados, através de lambidelas e pelo torcer do rabo. Apenas uma minoria, corresponderam à expectativa— e ficaram indiferentes.

Segundo Kristyn Vitale o gato depende muito do seu dono, especialmente quando se encontra stressado

Este teste contou com investigadores especialistas em comportamento animal, habituados a observar gatos em situações de insegurança. As suas atitudes ainda foram analisadas e comparadas com as de crianças e cães— e ao que parece encontraram algumas semelhanças no tipo de interação. Também em pesquisas anteriores, 65% das crianças e 58% dos cães mostraram sinais idênticos de afeto com os seus pais e proprietários.

Gatos com mau feitio refletem personalidade dos donos
Gatos com mau feitio refletem personalidade dos donos
Ver artigo

Kristyn Vitale, investigadora da Universidade do Estado de Oregon, nos Estados Unidos, e líder do estudo explica que "os gatos que são inseguros" e que, por isso, podem correr, esconder-se e parecer agir de maneira distante.”

Por esta razão a investigadora considera que existe uma forma tendenciosa por parte da sociedade de pensar que todos os gatos se comportam desta maneira. No entanto, salienta que “a maioria dos gatos usa o dono como fonte de segurança” e que depende do dono para passar de uma situação de stress para uma de conforto, como no caso do estudo.

Estudo indica que os gatos podem ter o mesmo nível de proximidade com os seus donos como os cães

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.