Assim que as beauty blenders apareceram, o reinado dos pincéis de maquilhagem acabou. A base líquida, o concealer e o iluminador começaram a ser aplicados maioritariamente com esta esponja, quer pelas profissionais quer pelas mais amadoras. Os pincéis continuam a ser usados, claro, mas mais para outras funções, como para a aplicação do pó bronzeador ou do blush.

As famosas esponjas coloridas rapidamente se tornaram no acessório de maquilhagem preferido de muitas mulheres, que começaram a usá-lo até à exaustão. O grande problema, é que, tal como os pincéis, estas também precisam de ser lavadas com frequência.

Depois de uma maquilhadora ter partilhado aquilo que encontrou dentro da sua beauty blender, tornaram-se virais os vídeos em que se viam pessoas a cortar as suas esponjas com uma tesoura e a encontrarem insetos no interior. Tudo por falta de limpeza ou por uma limpeza incorreta.

Limpar os pincéis de maquilhagem é mais importante do que imagina. Saiba como fazê-lo em 3 passos

De forma a evitar que as bactérias e os germes se vão acumulando nesta esponja e passando para a nossa pele — o que pode causar graves infeções — é importante saber como se deve limpar e quando está na hora de a trocar. De acordo com a marca Beauty Blender (de onde vem o nome que todos usam), a troca deve ser feita a cada três meses. Mas ao longo desses três meses, é preciso ir cuidando dela. Estes são os melhores métodos para lavar a sua esponja de maquilhagem.

Lavar com sabonete

O primeiro passo é molhar a esponja e esperar que esta comece a inchar. Com um sabonete, esfregar a esponja com pressão, de modo a ficar com uma camada de sabão. Deixar absorver um pouco e tirar a camada de espuma com água, até esta desaparecer por completo.

Lavar com azeite

Este método de limpeza requer dois ingredientes: azeite e detergente da loiça. Juntam-se estes dois elementos e molha-se a esponja na mistura. Esfregar bem até as manchas da base desaparecerem. Deixar um tempo dentro de papel de alumínio e depois passar por água.

Usar o microondas