E se em vez de colocar a casca da banana no lixo, a usar num bolo? A ideia pode parecer estranha, porque é algo que estamos habituados a descartar, ou pode criar repulsa a quem fica a pensar nas mãos que já lhe tocaram ou que a fruta já rolou na passadeira da caixa do supermercado (isto se já começou a colocar as etiquetas na própria fruta para evitar o uso de sacos de plástico).

Mas bem lavado e bem cozinhado, tudo se aproveita. Até a casca da banana. E o ambiente agradece que cada vez menos lixo vá parar aos aterros.

A MAGG procurou ideias junto de quem se dedica à sustentabilidade e reunimos as sugestões do chef Nuno Mota (também conhecido como “Alho Francês” no Instagram), da ambientalista Joana Guerra Tadeu, de Anna Masiello que luta pelo desperdício zero na sua conta de Instagram, da ativista Gabriella Baron e ainda da Catarina Barreiros, autora do blog “Do Zero“.

Mas primeiro, há alguns passos que pode seguir para evitar o desperdício. Foram sugeridos por Joana Guerra Tadeu, também conhecida como a “minimalista” no Instagram e autora do podcast “Puericooltura“.

O primeiro deles passa por conservar a comida da melhor forma possível: tanto aquela que foi acabada de comprar, como os restos de uma refeição. A segunda dica é aprender o que significam as datas de validade dos alimentos, já que muitas vezes, as coisas estão boas, mesmo depois da data apresentada.

Um alimento não se estraga do dia para a noite. Entenda o significado das datas de validade

“Compra comida ‘feia’, que um consumidor menos consciente pode evitar. Frutas com mossas, legumes com formas estranhas, latas amolgadas… É comida boa”, exemplifica Joana.

Passamos para mais uma forma sustentável de evitar o desperdício: comer as cascas das frutas ou legumes depois de as lavar bem. Se, ainda assim, não gostar de comer a casca dos pêssegos “com pelo”, de seguida damos uma sugestão para aproveitá-la.

Estas são apenas algumas ideias prévias para evitar o desperdício alimentar. Mas há mais e a reciclagem destes alimentos começa na nossa cozinha. Quer saber como?

20 fotos