Depois de meses à espera de umas semanas seguidas com um tempo digno de verão, elas chegaram. Mas não vieram para ficar. Rapidamente foram atropeladas pela chuva e pela descida de temperatura e, mesmo antes da chegada oficial do outono, dissemos adeus ao sol e ao calor.

Nunca o tempo foi tema de conversa entre tantas pessoas e durante tanto tempo. Ou porque queriam ir à praia e não conseguiam, ou porque não sabiam o que vestir, não houve quem não se queixasse.

Nesta fase em que ainda estamos no verão, mas em que a chuva começa a aparecer, escolher a roupa certa pode ser uma missão complicada. Não queremos ficar encharcadas, por isso temos que usar um casaco, mas também não queremos ter calor, porque afinal ainda é tempo dele. Encontrar um meio termo pode não ser fácil, mas há peças básicas que ajudam a construir um look menos esquizofrénico.

23 looks de celebridades com peças de marcas acessíveis

A gabardine é, sem dúvida, uma peça essencial no armário de uma mulher — e quando chega esta altura do ano, é quando lhe damos mais uso. Pode ser molhada pela chuva, não aquece demasiado e tem muita pinta. É, portanto, a solução de casaco ideal para estes dias. Quem não tiver uma, pode optar por um casaco tipo corta-vento acolchoado.

Por baixo da gabardine, bastam umas peças leves. Uma T-shirt e uns jeans, um vestido de malha canelado ou um vestido de qualquer tecido, mas com manga comprida, uma camisa ou uma peça fininha de knitwear são perfeitas para estes dias em que não se sabe ao certo em que estação está. Para rematar o look, uns botins. Apesar de os ténis serem perfeitos para a temperatura que está, não o são para a chuva. Os botins resolvem o problema.

Não é por estarem dias chuvosos que temos que começar já a esquecer as cores garridas. O resto de bronze que ainda temos pode ser realçado com peças coloridas, mas menos frescas.

Reunimos 25 sugestões para saber o que vestir nos próximos dias.

25 fotos