Basta chegar a qualquer praia para identificar vários tipos de pessoas. Há sempre o amigo mais relaxado que não põe protetor solar e há a que não vive sem um kit completo de proteção contra o sol e que passa o tempo a dizer ao grupo para pôr camadas e camadas de creme até ficarem totalmente cobertos por uma espécie de gesso branco. Há também os que reclamam porque não há sombra, os que não são capazes de passar mais de dez minutos sem ir à água ou o teimoso que não aplica protetor porque quer ter um bronze invejável no final das férias, mas chega ao final do dia com cor de lagosta.

A verdade é que o protetor solar é um cuidado essencial que muitas vezes ignoramos, mas o importante é perceber que nunca estamos totalmente protegidos quando nos expostos ao sol, embora, por outro lado, os seus raios também façam falta ao nosso organismo, já que nos dão a dose de Vitamina D que o nosso organismo tanto precisa.

Mas, ao contrário do que muitas vezes pensamos, não é só no verão que tem de existir uma preocupação com a exposição solar. Mesmo no inverno, quando o sol está mais escondido, aplicar protetor solar deve ser um dos passos indispensáveis da rotina de pele.

Apesar de muitas vezes os raios não serem visíveis, e não causarem agressões notórias como os escaldões, o sol continuar a ser prejudicial para a nossa pele em qualquer altura do ano. Os raios solares continuam a existir e a ser prejudiciais para a pele, principalmente para quem quer combater os primeiros sinais da idade.

Descubra os motivos pelo que o protetor solar deve ser um cuidado essenciais na sua rotina:

— Os raios ultravioleta estão presentes todo o ano e são nocivos para a pele;

— O sol é o principal responsável pelo envelhecimento cutâneo e não é só a exposição na praia ou na piscina. O próprio sol do dia a dia prejudica as células da pele, dando origem a um stresse oxidativo, que por sua vez leva ao aparecimento de manchas, perda de colágeno e consequente surgimento de rugas;

— As peles mais sensíveis podem criar alguma flacidez;

— O protetor ajuda a previnir o aparecimento de doenças de pele.

— Utilizar protetor ajuda a conseguir um bronzeado saudável e bonito, sem excessos.

— Aplicar o protetor solar durante o ano todo ajuda a previne que a pele seque pela exposição solar e que apanhe escaldões;

— O protetor atua não só contra os raios UV, mas também contra a poluição.

Como pode incluir este passo na sua rotina de beleza? Simples. Basta aplicar uma camada muito fina de creme de rosto, deixar absorver e, depois, passar uma camada fina de protetor solar, que deve ser próprio para o rosto e para o seu tipo de pele. Quando já estiver absorvido, pode passar a maquilhagem à vontade.

Se é fanática por um tom de pele bem escuro, consiga-o de forma responsável e, acima de tudo, mantenha-se protegida do sol nas horas de maior calor.

Conheça alguns dos produtos que pode incluir na sua rotina e que estão nomeados na categoria de Melhor Protetor Solar de Rosto dos Beauty Awards.

3 fotos