Foi no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade que o Metropolitano de Lisboa apresentou a novidade: saber em tempo real quantos minutos faltam para os próximos três comboios em cada estação e sentido. A funcionalidade entrou em vigor esta segunda-feira, 16 de setembro.

Como funciona? Ao abrir o site Metro Lisboa vai encontrar no lado direito uma funcionalidade que diz “planear viagem”. Mais abaixo, numa caixa cinzenta, encontra uma descrição que diz “próximos comboios“. É nesta que deve carregar para saber quanto tempo falta para o comboio que pretende. Para isso, tem de escolher a estação e estar atento ao sentido.

Assim, pode gerir melhor o seu tempo sem ter que correr para o metro na esperança de ter uma carruagem quase a chegar, quando na verdade ainda vai ter de esperar uns três minutos pelo próximo.

Mas esta não é a única novidade: na edição de 2019 da Semana Europeia da Mobilidade, que decorre entre 16 e 22 de setembro, o Metropolitano de Lisboa tem uma iniciativa a decorrer na estação Marquês de Pombal. O desafio é que as pessoas pedalem de bicicleta para descobrir os caminhos que o Metro já percorreu em Lisboa. A iniciativa está associada ao slogan “caminha connosco”.

Além desta, há ainda outras atividades que podem ser consultadas no programa que decorre até 22 de setembro. Entre elas está o Sitgo Night Riders, um passeio com 50 a 60 pessoas dos 10 aos 90 anos, que parte da Estação Sul-Sueste — Terreiro do Paço esta terça-feira, 17 de setembro, às 21 horas, ou o piquenique partilhado no dia 22 de setembro — a fechar o programa — e que começa às 12 horas nos Olivais.

Outra das novidades anunciada pelo Metro é um novo espaço para os bebés e crianças. O “Espaço Bebé” fica no interface da estação Alameda, no corredor de ligação entre as linhas Vermelha e Verde. Tem capacidade máxima para oito crianças (dos 0 e aos 10 anos) e respetivos acompanhantes e pode ser utilizado gratuitamente entre as 7h45 e as 20h30 todos os dias da semana.

Este é o espaço indicado para qualquer emergência em que precise de cuidar do seu filho entre viagens. Aqui, encontra zonas específicas, nomeadamente para a alimentação, amamentação, fraldário, estudo, leitura, pintura e lazer.