As crianças que vão ser operadas no Hospital da Luz de Coimbra têm uma forma especial de se mover até à sala onde vai decorrer a cirurgia. Para tornar o momento mais leve e descontraído, os miúdos têm a oportunidade de conduzir um minicarro elétrico durante o percurso que separa o quarto do bloco operatório, sempre acompanhados de médicos, enfermeiros ou sob a vigilância dos pais.

Deste forma, ficam menos apreensivas, aspeto que se reflete depois na parte clínica: estão mais calmas no momento de adormecerem, logo, estarão também mais tranquilas no momento de acordarem, diz o site do Hospital da Luz.

Os bebés também têm depressões. Pedopsiquiatra aponta sintomas a que os pais devem estar atentos e de como tratar a doença
Os bebés também têm depressões. Pedopsiquiatra aponta sintomas a que os pais devem estar atentos e de como tratar a doença
Ver artigo

Os momentos que antecedem uma cirurgia e tudo o que ela envolve – despir a roupa e vestir o pijama hospitalar, ir para o bloco na maca e receber a medicação anestésica – são sempre momentos de ansiedade”, diz Pedro Beja Afonso, administrador do Hospital da Luz Coimbra.

“Quando pensámos no que fazer para tentar reduzir o impacto que estes momentos pré-cirúrgicos têm nas crianças, surgiu esta possibilidade.”

O carro elétrico foi uma oferta da Sodicentro, uma concessionária da Mercedes em Coimbra, como parte das ações que a empresa leva a cabo no âmbito de projetos de ação social.

Sobre a intervenção na cirurgia pediátrica, a marca diz sentir-se “muito grata em participar neste nobre projeto para a redução do stress nas crianças” hospitalizadas, diz Rui Freire, responsável de vendas da empresa, citado pelo Hospital da Luz.