Esta é uma das questões fraturantes do mundo da beleza. Afinal, deve-se (ou não) escovar o cabelo enquanto ainda está molhado? A resposta não é tão fácil como parece e divide os profissionais de beleza.

Comecemos pelos factos: escovar o cabelo molhado é agressivo para os fios, uma vez que estes tendem a partir-se com mais facilidade. No entanto, se tiver os cuidados adequados, é possível sair do banho e agarrar logo na escova. Pelo menos é esta a opinião dos cabeleireiros portugueses a quem a MAGG lançou esta questão: José Queiroz, Maria Lourenço e uma representante da Lúcia Piloto Cabeleireiros.

Numa coisa os três especialistas estão de acordo: a lavagem pode enfraquecer o cabelo caso este não esteja bem hidratado. Primeiro a água levanta as cutículas de queratina e enfraquece a sua barreira protetora, e existem riscos de partir e danificar os fios de cabelo caso a escovagem seja mal feita. Ainda assim, a escovagem de cabelo molhado não está de todo desaconselhada.

“Em relação à minha experiência de 35 anos, para um resultado perfeito é possível escovar o cabelo depois do banho”, explica o cabeleireiro José Queiroz. “Mas na lavagem é preciso fazer uma boa nutrição”. E aqui entram os condicionares e as máscaras capilares, que devem ser usados numa proporção de um para dois durante a semana.

7 mitos sobre o cabelo. Não, cortar não o faz crescer mais depressa
7 mitos sobre o cabelo. Não, cortar não o faz crescer mais depressa
Ver artigo

Depois da lavagem, e de estar devidamente hidratado com as proteínas e vitaminas decorrentes do uso de máscaras, pode pentear-se o cabelo. Mas com cautela: “O cabelo pode ser escovado enquanto está molhado, desde que seja com uma escova adequada. Neste caso, recomendamos uma escova com cerdas flexíveis ou uma Tangle Teezer para não danificar o cabelo”, explica à MAGG um representante da Lúcia Piloto Cabeleireiros.

Para desembaraçar melhor, também é importante usar “um pente de dentes largos”, devendo começar a pentear “suavemente pelas pontas e ir subindo até ao crescimento”, aconselha a cabeleireira Maria Lourenço.

A escovagem pode ainda começar antes da lavagem, como alerta José Queiroz. “Antes de começar a lavar o cabelo pode fazer uma pré-escovagem leve”, explica. “Assim o cabelo já fica mais liso e polido para a lavagem e será mais fácil desembaraçá-lo depois”.

Caso tenha tentado estes truques e não tenha conseguido domar o seu cabelo depois de um banho, temos mais um conselho: depois de um bom condicionador e de uma boa máscara, pode optar por usar um leave in – um condicionador que não precisa de água. Assim vai desembaraçar o cabelo sem o danificar.