Reforça o sistema imunitário, reduz o risco de doenças crónicas, ajuda a proteger a memória com o passar dos anos e pode ser um dos maiores aliados da sua pele. Falamos da Vitamina C, a vitamina que pais, avós e bisavós sempre apontaram como maior inimiga de gripes nos meses mais frios.

A Vitamina C, naturalmente presente em alimentos como a laranja, o pimento amarelo, o kiwi, a couve kale, o limão ou a couve de bruxelas, é rica em antioxidantes, o que traz vários benefícios para o organismo e, claro, para a pele.

Isto porque a ação antioxidante da Vitamina C neutraliza os radicais livres, garantindo a longevidade das células. Além disso, intervém em diversos processos metabólicos como na produção de colagénio, o principal responsável pela firmeza da pele. Inibe também a produção de melanina, que muitas vezes origina manchas na pele, e protege contra a radiação solar.

Estes são apenas alguns dos motivos pelo que deve incluir este ingrediente na sua rotina de beleza. Mas sabe exatamente como e quando o deve usar?

— Quando a pele tem falta de luminosidade e o rosto está com um ar cansado;

— Para prevenir os efeitos diários da poluição;

— Quando apresenta manchas de pigmentação;

— Para prevenir os primeiros sinais da idade como as rugas e a perda de firmeza.

Por ser relativamente bem tolerada e possuir uma ação antioxidante, mas também estimulante sobre as células da pele, a vitamina C é um dos ingredientes mais utilizados para este efeito. Convencida?

Descubra alguns dos produtos nomeados para os Beauty Awards que contém Vitamina C.