NASA partilha fotografia de uma avalanche em Marte

O momento foi captado pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter. A imagem em alta definição mostra os pormenores do fenómeno.

A imagem foi captada a 29 de maio pela câmara HiRISE, mas só foi divulgada a 3 de setembro pela NASA

As avalanches — a rápida e violenta movimentação de uma massa de neve, gelo e detritos em direção a um vale — não são um fenómeno exclusivo do planeta Terra. Em Marte também acontecem e é na primavera deste planeta que regista-se com maior frequência a queda dos blocos de gelo. Isto acontece porque o sol incide sobre as camadas polares no norte de Marte, fazendo com que o “o calor desestabilize o gelo e os blocos se soltem”, de acordo com a descrição do cientista planetário Candy Hansen no site da NASA.

A imagem reveladas na plataforma foram captadas a 29 de maio pela câmara HiRISE (High-Resolution Imaging Science Experiment) a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), mas só foram reveladas a 3 de setembro: “Em maio, o nosso Mars Reconnaissance Orbiter captou essa avalanche em flagrante”, lê-se na descrição da publicação de Facebook da NASA.

A fotografia captada pela NASA

Nasa

A sonda tem como objetivo captar imagens da superfície de Marte com o maior detalhe possível, de forma acompanhar canais e vales marcianos, formações vulcânicas, e verificar a existência de vestígios de lagos e oceanos ou outras características do terreno.

A HiRISE acabou por não captar nenhum destes fenómenos, mas registou o momento da avalanche. Quando os blocos de gelo atingiram o fundo do penhasco, levantaram uma nuvem de pó. A imagem divulgada mostra isso mesmo através das diferentes cores e texturas que se devem à mistura entre o pó e o gelo, de acordo com o cientista da NASA.

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]