Milhares de pessoas descobriram que tinham astigmatismo com esta foto. Também vê assim?

Muitas pessoas achavam que eram as únicas a ver as luzes dos carros como se fossem raios. O tweet viral é um teste para o astigmatismo.

Tanto a miopia como o astigmatismo podem ser corrigidos com óculos de grau ou lente de contato

fotografierende/Pexels

Aqueles óculos que os oftalmologistas nos colocam e vão adicionando lentes até perceber como está a nossa visão continuam a ser eficazes, mas parece que há uma nova forma de fazer o diagnóstico e, desta vez, sem ajuda médica. Pelo menos, foi o que descobriram mais de 24 mil pessoas que fizeram retweet de uma fotografia que se tornou viral na rede social Twiter.

Este tweet mostra duas fotografias de carros na estrada. A diferença está na forma como as pessoas veem as luzes refletidas. O que acontece quando se tem astigmatismo, é que a luz concentra-se em vários pontos da retina e não apenas num único. Aquilo que estas pessoas veem é então um efeito de desfoque, que no caso da fotos, faz com que as luzes se transformem num género de raios de luz. Ou seja, na prática os raios de luz são desviados da sua direção normal, ao contrário do que acontece num olho “perfeito”. Quem não tem astigmatismo, vai ver apenas um ponto de luz nas luzes traseiras dos carros.

Astigmatismo

Astigmatismo é, de acordo com o hospital CUF, um erro refractivo, ou seja, uma alteração da configuração dos olhos que afeta a forma como as imagens são formadas e transmitidas ao cérebro. Os erros refrativos mais comuns são a miopia e a hipermetropia.

A redução da qualidade da visão manifesta-se frequentemente nos primeiros meses de vida, sendo por isso importante fazer um rastreio oftalmológico por volta dos três anos.

https://www.saudecuf.pt/mais-saude/doencas-a-z/astigmatismo

Muitos dos utilizadores perceberam, com o teste, que teriam astigmatismo. “A minha vida é uma mentira. Eu pensava que era assim que toda a gente via as luzes dos carros”, comenta uma utilizadora. Ainda assim, há quem não tenha ficado convencido: “‘Lmao’ que mentira. Este é um pára-brisas matizado. Até pode ver-se onde é que o ângulo das faixas muda no arco da outra lâmina do limpador”, diz outro tweet de uma utilizadora mais cética.

Mas para certificar-se de que a fotografia viral do Twitter tem mesmo razão, o mais acertado será fazer um diagnóstico numa consulta de Oftalmologia. Se o diagnóstico confirmar que tem mesmo este erro refrativo, saiba que há solução. As formas ligeiras de astigmatismo não necessitam de tratamento, mas quando afeta a qualidade da visão de forma mais acentuada, é importante fazer a correção através do uso de óculos, lentes de contacto, cirurgia refrativa (a partir dos 18 anos) e usar uma lente dentro do globo ocular.

Também quer fazer o teste?

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]