Há produtos que fazem tanto sucesso junto do público que vivem independentes das marcas.

Quantas vezes identifica uma máscara de pestanas como rimmel, que ganhou o nome graças ao produto de beleza da marca Rimmel ter sido tão popular, ou um berbequim elétrico como Black & Decker, apenas por ter sido essa a marca que revolucionou o uso desta ferramenta?

Mas estes não são os únicos exemplos: em 1979, a Sony lançou a primeira versão do Walkman, um leitor de áudio portátil, mais precisamente de cassetes, na sua versão original. O resto é história, e principalmente durante a década de 80, não havia jovem adolescente que não tivesse preso à cintura.

Apple volta a lançar iPod — com câmara, WiFi e jogos

Agora, para assinalar o 40.º aniversário do lançamento do icónico produto, a Sony apresentou uma edição especial comemorativa na IFA 2019, a maior feira de tecnologia da Europa. Sem surpresas, este modelo não reproduz cassetes, mas é sim um player de música digital com o design do Walkman original.

Com o nome oficial de NW-A100TPS, o dispositivo tem um armazenamento interno de 16GB, e uma bateria com autonomia para cerca de 26 horas de reprodução. Para além disso, este novo Walkman tem portas USB e NFC, Wi-Fi, leitor de microSD e também tecnologia Bluetooth que lhe permite utilizar auriculares sem fios.

Também funciona com plataformas de streaming e, na capa frontal do player, tem uma animação que imita uma fita das cassetes originais a tocar — só para nos fazer sentir ainda mais nos anos 80.

Ainda não foi divulgado uma data ou preço oficial para Portugal, mas o site “Tecnoblog” indica que, na Europa, o dispositivo deverá rondar os 440€.