Mulher de 74 anos dá à luz gémeas

O caso insólito aconteceu na Índia. Aos 74 anos, Mangayamma Yaramati foi mãe de duas meninas, depois de uma fertilização in vitro.

A idade da indiana foi comprovada através de uma certidão de nascimento

Youtube

Uma mulher de 74 anos deu à luz duas gémeas na quinta-feira, 5 de setembro. O caso insólito, noticiado pelo “The Washington Post”, passou-se na Índia, de onde Mangayamma Yaramati, a mãe das duas meninas, é natural.

De acordo com a mesma publicação, as bebés nasceram através de uma cesariana, e tanto as gémeas como a mãe encontram-se bem de saúde.

Devido à idade avançada da mãe, que foi comprovada através de uma certidão de nascimento entregue aos médicos do hospital, a gravidez aconteceu depois de uma fertilização in vitro. Como Mangayamma Yaramati já tinha passado pela menopausa, foi usado um óvulo de uma dadora, inseminado com o esperma do marido de Mangayamma, Sitarama Rajarao, de 82 anos.

À BBC, a indiana partilhou que o casal tinha tentado ter filhos diversas vezes ao longo dos anos, e eram ostracizados na sua aldeia pelo facto de não serem pais. “Tentámos tantas vezes e vimos tantos médicos”, afirmou Mangayamma Yaramati, que ainda acrescentou que está a viver o período mais feliz da sua vida.

Segundo os médicos que acompanharam a gravidez da mulher de 74 anos, a gestação correu sem problemas, à exceção de algumas questões respiratórias que foram sempre tratadas sem dificuldade.

Com o nascimento das filhas, Mangayamma Yaramati torna-se na pessoa mais velha do mundo a dar à luz. Há três anos, também na Índia, Daljinder Kaur foi mãe aos 73 anos. No entanto, em 2007, uma britânica de 59 anos foi a mulher mais velha a dar à luz no seguimento de uma gravidez natural, e sem recurso a inseminações artificiais.

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]