A média de fruta diária reside no número três, ainda que esta recomendação possa “variar de pessoa para pessoa”, conforme as suas necessidades, aponta a nutricionista Lillian Barros, autora do blogue “Santa Melancia“.

A fruta é uma parte fundamental da alimentação, porque, além de energia, contém uma quantidade de antioxidantes e vitaminas enorme, que vai variando peça a peça. A melancia, cerejas ou morangos, por exemplo, por serem vermelhos, são ricos em licopeno, um poderoso antioxidante. Já os mirtilos ou uvas são fonte de antociacina, um pigmento vegetal com poderes anticancerigenos e de proteção celular.

Consumir fruta regularmente, e variando o tipo, é, por isto tudo, obrigatório. Mas não gostamos todos do mesmo e há quem não tenha grande desejo por este tipo de alimento.

Como solucionar? Através de sumos. “Se consumirmos três peças de fruta num ou mais sumo ou batido, conseguiremos assegurar os nutrientes que uma peça de fruta nos daria de forma fresca e isolada”, diz a nutricionista, autora de vários livros, incluindo “Sumos e Águas Detox”, onde estão as receitas que mais à frente lhe mostramos.

Não é que tenha de comer a fruta toda num só sumo — pode repartir pelo dia, como sugere a especialista: “Para que o sumo não seja demasiado doce — ou seja, com uma carga glicémica elevada — e para que não saiba muito a fruta (dado estas pessoas não gostarem de fruta) dividiria a porção diária em 3 sumos distintos.”

Qual é o significado da cor das frutas e vegetais?

Sumo de banana, maçã e espinafres

Ingredientes:
1 banana
1 mão cheia de espinafres
2 tâmaras sem caroço
1 maçã
100 – 200 ml de bebida de amêndoa
1 colher de sopa de sésamo
1 colher de chá de inhaca moída

Modo de preparação:
Lave bem os alimentos e corte-os em pedaços. Junte a bebida de amêndoa, o sésamo e a linhaça e triture até obter uma mistura homogénea.

Sumo de pera, manjericão e coentros

Ingredientes:
2 maçãs com casca 1 pera com casca
1 rodela de gengibre fresco
1 limão médio
2-3 filhas de manjericão
4 ramos de coentros
2 colheres de sopa de sementes de sésamo
200 ml de água fresca

Modo de preparação:
Lave muito bem os alimentos. Coloque todos os ingredientes no copo da liquidificadora, junte cerca de 100 ml de água fria, triture até obter uma mistura homogénea. Ajuste a textura com a adição de água a gosto.

As 9 maiores mentiras que nos andam a dizer sobre a fruta

Sumo de laranja e cenoura

Ingredientes:
1 laranja
2 cenouras
1/4 de pimento vermelho pequeno
1 tomate
1/4 de courgete
1 colher de chá de sementes de girassol
1 colher de chá de sementes de sésamo
200 ml de chá branco frio

Modo de preparação:
Lave muito bem os alimentos, descasque a cenoura e a laranja. Se a laranja tiver caroços, descarte-os, pois conferem um sabor desagradável no sumo.
Junte todos os ingredientes no copo da liquidificadora, juntamente com cerca de 100 ml de chá branco e triture até obter uma mistura homogénea. No final, poderá ajustar a seu gosto a textura do sumo, adicionando chá branco ou água fresca.