Metade de uma cebola que ficou do refogado, aquele pedaço de banana que os miúdos não quiseram mais ou o que restou de uma cenoura. Todos os dias, tentamos lutar contra o desperdício guardando no frigorífico alimentos que naquele momento já não são necessários — mas que podem ser perfeitamente consumidos no dia seguinte.

Cleanfluencers. O paraíso das limpezas em 7 contas de Instagram
Cleanfluencers. O paraíso das limpezas em 7 contas de Instagram
Ver artigo

Uma das opções mais básicas é enrolar a comida em película aderente. Problema: plástico. Também há quem utilize papel vegetal (não é muito melhor, continuamos a desperdiçar papel) ou use um tupperware (melhor, mas a lavagem do recipiente continua a envolver desperdício de água). O que é que podemos fazer então? Atirá-los para dentro do frigorífico sem nada vai acelerar o processo de decomposição. Não haverá uma solução mais amiga do ambiente?

Há. E só precisa de um tecido velho e de cera de abelha. Espalhe a cera por cima do pano e coloque-o no forno a 230 graus, durante dez minutos, e terá o produto perfeito para embrulhar os restos de comida no frigorífico. Podem ser lavados e reutilizados, portanto mais eco-friendly impossível.

Invólucros para guardar comida no frigorífico? Só precisa de um tecido velho e de cera de abelha

Este é apenas um dos truques lançados pela página de YouTube 5-Minute Crafts a 27 de agosto. O vídeo com cerca de 12 minutos já foi visto mais de um milhão de vezes, e está cheio de truques e dicas “do it yourself” (DIY) que têm um impacto real no ambiente.

Mostramos-lhe os melhores.