Depois de Cristina Ferreira sair da TVI, a estação privada nunca mais foi a mesma: as manhãs estão constantemente a ser derrotadas pela SIC, o horário das 19 horas oscila entre a RTP e a SIC e até as noites estão a ser perdidas para a concorrência.

A nova diretora de programas da TVI, Felipa Garnel, quer inverter esta situação e por isso deseja fazer mudanças em dois formatos: no “Você na TV” e no “A Tarde é Sua”. As alterações foram confirmadas por fonte ligada à estação privada à revista “Sexta” e citadas pelo site “A Televisão”. “Estão a ser equacionadas alterações. A Felipa está a manter as suas estratégias em segredo para o efeito surpresa ser ainda maior”.

Agora, a “TV Mais” adianta as mudanças que a estação de Queluz de Baixo pode sofrer. O primeiro plano será Manuel Luís Goucha deixar as manhãs e rumar às tardes da TVI – ainda assim, escreve a revista, o lugar de Fátima Lopes nas tardes não deverá ficar ameaçado.

“A Fátima vai manter-se nas tardes, mas num outro formato. A ideia é que entre logo a seguir ao programa do Goucha. Há uma consciência de que o horário da tarde é fundamental para a estratégia de uma estação e queremos reforçá-lo ainda mais”, explica uma fonte ligada à TVI à publicação.

Esteve 5 anos com Cristina Ferreira e agora foi-se embora. Quem é João Valentim?

O programa conduzido por Fátima Lopes deverá terminar no final deste ano ou sofrer profundas alterações. E estas mudanças podem passar por uma nova responsável de produção. “É o que se comenta nos bastidores. ‘A Tarde é Sua’, se continuar, terá uma nova equipa de produção devendo passar por elementos da casa”, conta a mesma fonte.

Com o fim do “Você na TV”, Maria Cerqueira Gomes deverá regressar ao Porto com um novo projeto. “A Maria vai voltar ao Porto e passa a ser repórter das manhãs a partir de lá. A ideia é que ela tenha uma presença contínua no novo espaço das manhãs mas fora do estúdio”. Desta forma, a apresentadora estará mais perto da família ainda que mantenha a ligação ao canal privado.

Com Maria no Porto e Goucha nas tardes, o espaço das manhãs da TVI fica vazio. Segundo apurou a mesma revista, este é um dos problemas da nova diretora de programas da estação. “Ela não é fã de programas com duplas e queria algo completamente novo, que pode até passar por uma tripla ou um grupo de quatro rostos”. Fernanda Serrano, Leonor Poeiras ou Isabel Silva são algumas das caras femininas que estão em cima da mesa. Já Rui Maria Pêgo e Pedro Fernandes também são possibilidades de rostos masculino para as manhãs do canal.

Aliás, Pedro Fernandes já é uma aposta da TVI para o final da tarde. A partir de outubro estreia um novo programa, às 19 horas, com o apresentador como anfitrião. Ainda sem nome definido, o concurso vai testar o conhecimento dos portugueses. As inscrições já estão abertas.