Grande parte dos portugueses já regressaram das férias de verão e os efeitos são notórios: os transportes públicos começam a encher novamente, o trânsito aumenta e os supermercados estão repletos de artigos alusivos ao regresso à rotina.

Desde lancheiras para levar o almoço para o trabalho a centenas de artigos para o novo ano letivo dos miúdos, que arranca entre 10 e 13 de setembro, os corredores destas superfícies comerciais enchem-se de cadernos, dossiers, pastas, lápis, estojos, canetas de todas as cores e mochilas de todas as formas e feitios, entre dezenas de outros itens.

E no meio de tantas compras obrigatórias, a que acrescem os custos com manuais escolares, fardas, roupa para as aulas de educação física e outro material mais específico (sem falar das mensalidades das escolas, centros de apoio ao estudo, etc.), só consegue ver a despesa a acumular-se e a conta bancária a ficar cada vez mais reduzida.

As mochilas pesadas podem causar danos na coluna das crianças. O que fazer?

Mas se em algumas destas despesas não é possível fazer grandes reduções, como nos manuais, por exemplo, o mesmo não se aplica a muitos artigos de material escolar.

Nesta altura do ano, a maioria das superfícies comerciais apresenta várias opções, desde artigos de marca branca a outros de preço reduzido, bem como promoções imediatas ou descontos acumuláveis em cartão.

Aproveite e espreite a fotogaleria, onde reunimos 21 itens de material escolar com preços até 15€, com os produtos básicos que todos os miúdos precisam neste regresso às aulas.

21 fotos