Estamos em 2019 mas o revivalismo é palavra de ordem no cinema. Talvez potenciado pela estreia de "Era Uma Vez... em Hollywood", o mais recente filme de Quentin Tarantino sobre a forma de se fazer cinema em meados de 1969, os fãs da indústria estão a voltar atrás no tempo para conhecer alguns dos clássicos que marcaram e mudaram o meio há mais de 50 anos.

A tendência teve início no início de agosto quando o AXN, a propósito da estreia do filme de Tarantino, preparou uma maratona especial com todas as produções que inspiraram o realizador americano — conhecido por clássicos como "Pulp Fiction" e "Reservoir Dogs".

Agora é a vez da Fox Movies que já fez saber, através de um comunicado enviado às redações, estar a preparar para setembro uma maratona com os melhores filmes de ação de sempre. E promete começar na década de 60 para acabar na de 90, com um cinema mais contemporâneo e tecnologicamente sofisticado.

A sessão vai começar já na próxima segunda-feira, 2 de setembro, com a exibição de "O Sargento Negro" — o filme que se estreou em cinema em 1960 e que acompanha a figura do mítico soldado Braxton Rutledge.

Esqueça as pipocas: já pode comer sushi nos cinemas NOS
Esqueça as pipocas: já pode comer sushi nos cinemas NOS
Ver artigo

Membro de uma divisão da Cavalaria dos Estados Unidos da América, o soldado é injustamente acusado de assassinar o seu comandante e de lhe violar a filha. Ao longo das quase duas horas de filme, a história desenrola-se através de flashbacks que mostram como o crime realmente aconteceu.

A maratona de cinema continua a 8 de setembro com o filme "A Quadrilha Selvagem", sobre um criminoso que decide reformar-se e deixar a vida de crime que leva há vários anos — mas não sem antes fazer um último assalto que lhe vai permitir viver confortavelmente.

O problema, porque há sempre um neste tipo de filmes, é que há quem saiba do seus planos e lhe prepare uma armadilha para lhe estragar a vida. Mas há mais filmes para ver. Um deles tem Bob Dylan (esse mesmo) no elenco e outro conta com Jean-Claude Van Damme como protagonista da história.

Mostramos-lhe todos os filmes clássicos que vai poder ver na televisão entre 2 e 26 de setembro na Fox Movies.