Dificilmente encontra na internet fotos sem edição. E não é preciso ser instagrammer ou famoso — qualquer pessoa que tenha por hábito partilhar fotos nas redes sociais tem tendência para usar (e abusar) de efeitos. Aumentar a temperatura, mexer no contraste e na sombra ou diminuir a luminosidade, a verdade é que pode fazer o que quiser.

E se pensa que há limites, acredite que eles só dependem da sua imaginação — e habilidade claro. A maioria das influenciadoras são masters neste tipo de trabalho — o feed harmonioso com fotos com os mesmos tons são fruto de uma edição pensada. Mas mesmo familiarizados com esta ideia, a edição de Tupi Saravia gerou algum espanto.

5 instagramers portugueses que querem acabar com os mitos da alimentação
5 instagramers portugueses que querem acabar com os mitos da alimentação
Ver artigo

A travel influencer, com mais de 300 mil seguidores no Instagram, viaja pelo mundo e até já esteve em Portugal. Na página pessoal, dá dicas e partilha fotografias dos sítios por onde passa. O problema foi quando, no Twitter, o comentador Matt Navarra partilhou um conjunto de fotos da influenciadora onde é visível que está sempre presente a mesma exposição de nuvens. Na descrição, pode ler-se: "Esta influenciadora de viagens assustadoramente tem as mesmas nuvens em todas as fotos."

A partilha feita por Matt Navarra na conta de Instagram

Em resposta às criticas, a instagrammer explicou que "sempre foi aberta em relação à edição" e que "a aplicação usada chama-se Enlight Quickshot.

"Nas Stories guardadas, está uma publicação onde edito as fotos dos meus seguidores mudando o céu", explica Tupi Saravia, que usa este efeito "para uma composição melhor nas fotografias quando o céu está demasiado exposto".

E termina com um tom humorístico: "Não acredito que as minhas nuvens foram tão longe, mas se precisarem de algumas eu posso dar".