Depois da Web Summit, a maior conferência de empreendedorismo e tecnologia na Europa, o Altice Arena, em Lisboa, vai receber um novo evento. E este promete ser o maior encontro mundial de inovação sustentável, que quer dar palco às soluções reais que tenham sido pensadas, criadas e desenvolvidas com o objetivo de atacar os maiores desafios ambientais e sociais do mundo atual.

Chama-se Planetiers World Gathering e embora ainda não haja data de arranque anunciada, sabe-se apenas que vai acontecer em abril de 2020 e que vai contar com a presença de grandes figuras de renome.

Uma delas é Daymond John, investidor do programa “Shark Tank”, mas também está confirmada uma conferência de Regina McCarthy — a especialista americana em saúde ambiental e qualidade do ar que, entre 2013 e 2017, administrou a Agência de Proteção Ambiental, nos Estados Unidos.

Mãos à Obra: o projeto que vai juntar mais de 10 mil jovens para limpar Portugal

O evento é apoiado pelo centro de informações das Nações Unidas, pelo governo e pela Câmara Municipal de Lisboa. Além disso, faz ainda parte da agenda Lisboa como Capital Verde Europeia de 2020.

Sérgio Ribeiro, CEO do projeto e um dos responsáveis pela organização do evento, diz à MAGG que o encontro “nasce da urgência de dar palco aos empreendedores, à inovação e às soluções sustentáveis que já existem no mercado”, e tem como objetivo “ajudar a impulsionar os projetos que nos permitam caminhar para uma existência mais equilibrada”.

Embora ainda não possa revelar muito sobre o encontro, o CEO revela que o evento vai durar mais de um dia e são várias as personalidades já pensadas para as conferências.

Sobre o objetivo do encontro, acrescenta que o foco é apresentar “startups sociais e ambientais” e oferecer-lhes meios e ferramentas necessárias para as alavancar. Daí que a confirmação de Daymon John, um dos grandes nomes no meio do investimento, seja tão importante.

No fundo, Sérgio Ribeiro fala numa oportunidade onde se espera que seja dado “espaço para que as pessoas conheçam todas essas soluções”.

Zouri. A marca portuguesa que transforma lixo das praias em ténis com pinta

“[O evento] vai trazer grandes personalidades nestas temáticas, como celebridades mundiais, investidores e media que estejam dispostos a apostar no caminho da sustentabilidade como pilar do futuro da humanidade”, diz, prometendo novas confirmações para breve.

No painel estão ainda confirmadas as presenças de Mohan Munasinghe, a quem foi atribuído o Prémio Nobel da Paz em 2007 juntamente com Al Gore, e Mike Bernes-Lee — escritor, investigador e autor do livro “There Is No Planet B”.

O evento é organizado em conjunto pela Planetiers, Altice Arena e Douro Generation.