Foi em julho que o Instagram viu uma nova personagem preferida a aparecer. Jel surge-nos agora como o tio, o homem que conhece todos os passos de dança, porque é sempre assim quando se está imbuído do mistério de que tanto fala — o sal grosso.

Mas este "estado de espírito", como lhe chama, não é para quem quer — é só para quem pode. Este foi um dos pormenores que o humorista nos avançou sobre esta "fé", numa animada conversa ao telefone. Mas houve mais: formado na universidade do sal grosso, o tio diz-nos também que este "modo de vida" é unificador, ecológico e cheio de amor próprio.

Quanto aos inimigos do sal grosso: Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, ou, como lhe chama noutro vídeo, "bolsonabo", é o primeiro a ser apontado, tendo sido também tema num dos vídeos partilhados na rede social. No mesmo saco anti-sal está o chefe de estado dos Estados Unidos, Donald Trump. Vê-se logo, diz-nos, que "os dois não sabem dançar" — e quem não tem ritmo, não tem sal grosso.

Nota: obviamente que só podemos tratar o tio pela segunda pessoa do singular.

O que é o sal grosso?
Começas logo com perguntas difíceis. O sal grosso é um estado de espírito. Como no budismo há o nirvana, aqui há o sal grosso. Há quem lhe chame uma utopia, uma fé, um modo de vida. É tudo e é nada. Também é ecologia. É respeito pela natureza, absoluto. Sal grosso é anti-poluição.

Conseguimos atingir todos o sal grosso?
Em teoria sim, na prática não. Tens de ter muito amor próprio. Tens de não te importar com o que os outros pensam de ti. Mas também tens de ter ritmo. A dança é o caminho para o sal grosso, como a Eucaristia é o caminho da salvação.

Não há o risco de confundirmos o sal grosso com o consumo de substâncias ilícitas?
Há muita gente que faz essa confusão, mas é errada. O sal grosso é a antítese da droga, porque sai de dentro para fora e a droga vai de fora para dentro. Há pessoas que se enganam, percebem mal, metem-se nisso, o que só as afasta do sal grosso. Quem tem sal grosso não precisa de nada.

Isso já é mais pedagógico.
O tio é a pedagogia e o sal grosso também.

Um mês depois do primeiro vídeo, o tio partilhou um post de agradecimento pelo feedback tão positivo que tem tido

O tio e o Jel são a mesma pessoa?
Isto há pontos onde tudo se toca e se funde. É outra das características do sal grosso. Ele é unificador. O nascimento do tio é algo espontâneo, quase mágico. A coisa engraçada disto é que não foi nada pensado. Agora é que o tio está a ter de começar a pensar nisto.

Como é que nasce isto tudo?
O tio carregou no REC, começou a gravar, meteu a música e assim nasceu o sal grosso. É uma inspiração divina.

O que é que tinhas estado a fazer antes?
Tinha vindo da praia, deste oceano carregadinho de sal grosso e estava bem disposto. Carreguei no REC e ensinei uns passos de dança.

Onde é que aprendeste a dançar assim?
Na universidade do sal grosso. São muitos anos de festa. O tio é um veterano de festa. O tio esteve no Alcântara Mar, no primeiro Boom, nas primeiras raves que se fizeram em Portugal. O tio esteve na génese do Bairro alto, do Frágil e do Os Três Pastorinhos. Grandes tempos do sal grosso.

Jel. "Não posso andar velho armado em novo. Isso não é cool"
Jel. "Não posso andar velho armado em novo. Isso não é cool"
Ver artigo

E o "bolsonabo"?
É um inimigo do sal grosso. É sal fino. E isso, se não for açúcar amarelo. O sal grosso é alegria, o sal grosso é a comunhão, a partilha. O bolsonabo apresenta o contrário, como o Trump. Tu olhas para eles e vês logo que eles não sabem dançar. É um dos sinais que mostra que o pessoal não tem sal grosso.

Quais são os melhore sítios para sentir o sal grosso?
Pela experiência do tio, não há nada como a natureza, onde o sal grosso flui melhor. Mas, quando se está num grau avançado de sal grosso, qualquer sítio é bom para o sal grosso. O Nelson Mandela esteve anos presos na solitária. O Sal Grosso dava-lhe alento e força. O sal grosso dá-nos força para continuar.

Pensas tornar a personagem do tio mais séria?
Se ficar muito séria, perde o sal grosso. O sal grosso nunca é muito racional. É ligado ao instinto. À espontaneidade. E o que eu vou tentar fazer é manter isto numa base espontânea, bem disposta, de diversão, sem racionalizar muito. Aproveitar e sempre da dançar. O tio acredita que a dança faz parte da salvação do planeta. Vamos ter de dançar muito todos.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.