Estávamos no início de fevereiro quando a RTP anunciou as novidades para a grelha de 2019. Um dos anúncios foi o programa “Zapping” que, escrito por Frederico Pombares, Henrique Dias e Roberto Pereira, pretende “tirar partido do contexto atual da televisão e criar no espectador a sensação de andar a saltar de canal em canal”, parodiando vários formatos familiares como quizzes, programas de talentos ou novelas.

Mas esta quinta-feira, 29 de agosto, a conta oficial de Twitter da RTP1 publicou um teaser que promove um novo programa chamado “A Casa dos Enrolanços” no qual, à semelhança do que já foi feito em “Último a Sair”, se veem vários atores a brincar com o formato de reality show da TVI.

No entanto, e ao que parece, o teaser é referente não a um novo programa de reality shows mas sim a um dos episódios do programa “Zapping”, que terá sempre um nome diferente. Contactada pela MAGG, uma fonte oficial do canal garante que este “não é um programa idêntico ao ‘Último a Sair'”, embora não revele mais detalhes.

“Estás feito, cabelo de esquilo empalhado”. Os 10 insultos de João Quadros no Twitter

No entanto, à altura da publicação, foram vários os utilizadores que citaram o tweet original e acusaram a estação de estar a copiar um programa que já tinha sido bem sucedido no passado. Um deles foi o argumentista João Quadros, que também escreveu e ajudou a criar “Último a Sair”, em 2011.

“Mas que merda é esta?”, perguntou Quadros em resposta à publicação da RTP. Um utilizador, em resposta ao argumentista, explicou que se tratava do programa que pretendia parodiar outros, “e não apenas os realities” — referindo-se ao “Zapping”, escrito por Frederico Pombares, que também esteve envolvido no “Último a Sair”.

Depois de mencionado na conversa, Pombares respondeu: “O Pombares nunca faria um programa parecido sequer com o ‘Último a Sair’ sem ser com as pessoas com quem o fez. Mas isto de certeza que já sabias”. O argumentista reforçou ainda que este “Zapping” nada tem que ver com o programa de humor que juntou nomes como Bruno Nogueira, Rui Unas e Luciana Abreu numa casa.

“Eu nunca na puta da vida faria isso. Nunca fui conhecido por essas merdas, não ia começar agora”, escreveu. No entanto, a polémica já estava instaurada e João Quadros ameaçou o colega de porrada.

“Não tenhas a menor dúvida de que vos vou caçar. Ao contrário do Bruno [Nogueira] e da produtora, que te odeiam, eu não tenho nada a perder e juro pelos meus filhos que vocês os três [os argumentistas de ‘Zapping’] vão levar uma carga de porrada.”

“O programa é o ‘Zapping’ que imita vários formatos televisivos. Mas ao fazer este [episódio], acaba a copiar o ‘Último a Sair'”, e João Quadros queixa-se ainda de não receber pelos direitos da exibição de “Último a Sair” na RTP Memória enquanto a estação se prepara para lançar aquilo que, segundo o argumentista, é um projeto semelhante.

Apesar das acusações do colega, Frederico Pombares mostrou-se desconfortável com o lançamento do teaser embora não se conheçam as razões. “Dá-me mais uns dias que já te explico [dirigindo-se a João Quadros]. Acredita que não estás mais fodido do que eu”, escreveu.

A MAGG contactou João Quadros e Frederico Pombares mas ambos os argumentistas se recusaram a prestar quaisquer declarações sobre o tema.