Estávamos no início de fevereiro quando a RTP anunciou as novidades para a grelha de 2019. Um dos anúncios foi o programa "Zapping" que, escrito por Frederico Pombares, Henrique Dias e Roberto Pereira, pretende "tirar partido do contexto atual da televisão e criar no espectador a sensação de andar a saltar de canal em canal", parodiando vários formatos familiares como quizzes, programas de talentos ou novelas.

Mas esta quinta-feira, 29 de agosto, a conta oficial de Twitter da RTP1 publicou um teaser que promove um novo programa chamado "A Casa dos Enrolanços" no qual, à semelhança do que já foi feito em "Último a Sair", se veem vários atores a brincar com o formato de reality show da TVI.

No entanto, e ao que parece, o teaser é referente não a um novo programa de reality shows mas sim a um dos episódios do programa "Zapping", que terá sempre um nome diferente. Contactada pela MAGG, uma fonte oficial do canal garante que este "não é um programa idêntico ao 'Último a Sair'", embora não revele mais detalhes.

“Estás feito, cabelo de esquilo empalhado". Os 10 insultos de João Quadros no Twitter
“Estás feito, cabelo de esquilo empalhado". Os 10 insultos de João Quadros no Twitter
Ver artigo

No entanto, à altura da publicação, foram vários os utilizadores que citaram o tweet original e acusaram a estação de estar a copiar um programa que já tinha sido bem sucedido no passado. Um deles foi o argumentista João Quadros, que também escreveu e ajudou a criar "Último a Sair", em 2011.

"Mas que merda é esta?", perguntou Quadros em resposta à publicação da RTP. Um utilizador, em resposta ao argumentista, explicou que se tratava do programa que pretendia parodiar outros, "e não apenas os realities" — referindo-se ao "Zapping", escrito por Frederico Pombares, que também esteve envolvido no "Último a Sair".

Depois de mencionado na conversa, Pombares respondeu: "O Pombares nunca faria um programa parecido sequer com o 'Último a Sair' sem ser com as pessoas com quem o fez. Mas isto de certeza que já sabias". O argumentista reforçou ainda que este "Zapping" nada tem que ver com o programa de humor que juntou nomes como Bruno Nogueira, Rui Unas e Luciana Abreu numa casa.

"Eu nunca na puta da vida faria isso. Nunca fui conhecido por essas merdas, não ia começar agora", escreveu. No entanto, a polémica já estava instaurada e João Quadros ameaçou o colega de porrada.

"Não tenhas a menor dúvida de que vos vou caçar. Ao contrário do Bruno [Nogueira] e da produtora, que te odeiam, eu não tenho nada a perder e juro pelos meus filhos que vocês os três [os argumentistas de 'Zapping'] vão levar uma carga de porrada."

"O programa é o 'Zapping' que imita vários formatos televisivos. Mas ao fazer este [episódio], acaba a copiar o 'Último a Sair'", e João Quadros queixa-se ainda de não receber pelos direitos da exibição de "Último a Sair" na RTP Memória enquanto a estação se prepara para lançar aquilo que, segundo o argumentista, é um projeto semelhante.

Apesar das acusações do colega, Frederico Pombares mostrou-se desconfortável com o lançamento do teaser embora não se conheçam as razões. "Dá-me mais uns dias que já te explico [dirigindo-se a João Quadros]. Acredita que não estás mais fodido do que eu", escreveu.

A MAGG contactou João Quadros e Frederico Pombares mas ambos os argumentistas se recusaram a prestar quaisquer declarações sobre o tema.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.