Se ainda tem alguns dias de férias para gozar e quer marcar uma viagem com a certeza de que não vai ter nenhum imprevisto, podendo andar despreocupado, então pode decidir o destino de acordo com o nível de segurança desse local. A "The Economist Intelligence Unit", uma empresa britânica que fornece serviços de previsão e consultoria, revelou o Índice de Cidades Seguras (SCI) de 2019. Com base neste índice, pode até descobrir qual a cidade onde quer passar a viver pelo simples facto de poder sair de casa e sentir-se em segurança.

1.º Tóquio, no Japão
2.º Singapura, no Sudeste asiático
3.º Osaka, no Japão
4.º Amsterdão, na Holanda
5.º Sydney, na Austrália
6.º Toronto, no Canadá
7.º Washington DC, nos EUA
= 8.º Copenhaga, na Dinamarca
= 8.º Seul, na Coreia do Sul
10.º Melbourne, na Austrália

O índice, construido por Vaibhav Sahgal e Divya Sharma Nag, classificou 60 cidades através de 57 indicadores que incluem as seguranças digital, de saúde, de infraestruturas e pessoal. Cada indicador colocou uma cidade específica no topo, mas no Top 10 geral, que classifica aquelas que são consideradas as cidades mais seguras, foi Tóquio, a capital do Japão, que ficu em primeiro lugar. É esta a cidade que apresenta a maior pontuação geral dos índices analisados.

Quanto aos indicadores, estes relacionam-se inevitavelmente com várias preocupações atuais, como é o caso das alterações climáticas, que colocam em risco um dos fatores analisados — a segurança da saúde. Na lista das cidades mais seguras ao nível da saúde, Osaka ocupa o primeiro lugar. Abaixo da cidade japonesa está Tóquio, Seul (capital da Coreia do Sul), e no mesmo lugar, Amesterdão (capital da Holanda) e Estocolmo (capital da Suécia).

Begpackers. Mas afinal que moda é esta de pedir dinheiro para viajar?
Begpackers. Mas afinal que moda é esta de pedir dinheiro para viajar?
Ver artigo

Portugal não está em nenhum dos índices de segurança, mas entre os resultados de 2019, estão duas cidades próximas de nós: Barcelona e Madrid, em Espanha. A primeira encontra-se no terceiro lugar das cidades mais seguras ao nível das infraestruturas, e a segunda em quinto lugar do mesmo indicador.

Mostramos-lhe o índice completo dos destinos mais seguros de 2019 por categorias.

Segurança digital

1.º Tóquio, Japão
2.º Singapura, Sudeste asiático
3.º Chicago, Estados Unidos
4.º Washington, D.C, Estados Unidos
5.º Los Angeles, Califórnia
5.º São Francisco, Califórnia

Segurança de saúde

1.º Osaka, Japão
2.º Tóquio, Japão
3.º Seul, Coreia do Sul
4.º Amesterdão, Holanda
4.º Estocolmo, Suécia

Segurança de infraestruturas

1.º Singapura, Sudeste Asiático
2.º Osaka, Japão
3.º Barcelona, Espanha
4.º Tóquio, Japão
5.º Madrid, Espanha

Segurança pessoal

1.º Singapura, Sudeste Asiático
2.º Copenhaga, Dinamarca
3.º Hong Kong, sudeste da China
4.º Tóquio, Japão
5.º Wellington, Nova Zelândia