Ângelo Rodrigues está internado no Hospital Garcia de Orta com uma infeção grave. A notícia foi avançada pelo jornal "Correio da Manhã" esta quarta-feira, 28 de agosto, e de acordo com a publicação o ator de 31 anos já foi submetido a duas intervenções cirúrgicas, teve uma paragem cardíaca e fez hemodiálise. Tudo porque alegadamente tomou injeções de testosterona, que terão sido aplicadas na zona das nádegas.

De acordo com Rui Leitão, coordenador da unidade de cirurgia plástica do Hospital Lusíadas Lisboa, as injeções de testosterona são frequentes no meio de quem frequenta o ginásio. "São práticas comuns nos ginásios para ganharem massa muscular com menos esforço físico", explica à MAGG. "A testosterona é um anabolizante que aumenta a massa muscular. A massa muscular aumenta pela simples toma do medicamento, mesmo sem fazer exercício."

O efeito quase imediato e a facilidade com que se encontra este tipo de medicamento, combinado com a obsessão com o "corpo ideal", faz com que haja cada vez mais pessoas a recorrer a estes anabolizantes.

"Estou muito habituado a receber homens com ginecomastia, que é um aumento da mama causado por estes medicamentos, e que querem reduzir. Estas pessoas sofrem de dismorfofobia [também conhecido como Transtorno Dismórfico Corporal ou Síndrome da Distorção da Imagem], tal como quem sofre de distúrbios alimentares. Querem corpos secos, sem gordura na pele, com as veias dilatadas, é uma compulsão. E é muito fácil encontrar estes anabolizantes, muitas vezes é comprando até na internet", explica.

Ângelo Rodrigues internado e submetido a duas intervenções cirúrgicas
Ângelo Rodrigues internado e submetido a duas intervenções cirúrgicas
Ver artigo

E é exatamente isso que pode fazer com que se dê origem a infeções graves. Para Rui Leitão, mais do que a testosterona em si, o grande problema está na forma como é administrada e no estado do medicamento.

"Tal como acontece com o botox, que é colocado em sítios como em cabeleireiros, por pessoas que não têm essas competências, ou em ambientes pouco controlados, a má prática ou administração pode causar infeções. A infeção deste jovem pode ter ocorrido mais pela má administração, pela técnica mal executada, por as seringas não serem próprias ou pelo medicamento estar contaminado, do que pelo medicamento em si."

Não há até agora mais informações sobre a alegada administração das injeções de testosterona por parte do ator Ângelo Rodrigues. No entanto, Rui Leitão explica à MAGG que estas não poderão ter sido administradas por um médico, visto que isso seria considerado crime, se o objetivo for apenas o aumento da massa muscular.

"Os anabolizantes são administrados em algumas circunstâncias, quando há doenças que o exigem, mas em ambiente controlado e por médicos. Se for apenas para aumentar a massa muscular é crime, é má prática. Muitas vezes, são os treinadores do ginásio que aplicam", explica.

Quanto à zona escolhida para administrar as injeções de testosterona, Rui Leitão garante que o efeito é geral e não localizado, ou seja, não significa que ao serem dadas nas nádegas, que o rabo da pessoa ficará maior. Afeta o corpo todo. O facto de Ângelo Rodrigues ter aplicado nesta área do corpo "só significa que não foi ele que administrou a ele próprio", afirma.

Rui Leitão, coordenador da unidade de cirurgia plástica do Hospital Lusíadas Lisboa

A infeção é apenas uma das consequências que pode advir destas injeções, porém, há muitos efeitos secundários que quem as toma pode sentir, como arritmias, cancro no fígado, morte súbita, alterações na imunidade, problemas nos rins e até a nível psiquiátrico, com um aumento da agressividade. "Além disto, pode causar infertilidade e pode mesmo ser fatal", explica Rui Leitão.

Esta prática tem sido muito usada por homens, mas também as mulheres recorrem às injeções ou comprimidos de testosterona, com o mesmo objetivo e com as mesmas possíveis consequências.

Até ao momento, não houve mais informações sobre o estado de saúde de Ângelo Rodrigues. A SIC, canal onde o ator aparece todas as noites na novela "Golpe de Sorte", emitiu um comunicado onde revela estar a acompanhar a situação.

"Estamos a acompanhar de perto a evolução do estado clínico do Ângelo com a preocupação e o recato que a situação exige e com a firme esperança de que recupere bem e rapidamente."

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.