O ano de 2019 está a ser de mudanças para Maria Cerqueira Gomes. Primeiro estreou-se como co-apresentadora do “Você na TV”, juntamente com Manuel Luís Goucha, depois tornou-se cara da marca francesa L’Oréal Professionnel. Ao longo deste ano a apresentadora tem trocado várias vezes de look com a ajuda da marca, e esta segunda-feira, 26 de agosto, ocorreu a terceira mudança de visual.

A cara feminina das manhãs da TVI experimentou uma nova coloração da marca, a Majirel Glow, que dá mais brilho ao cabelo. Agora mais loura, Maria Cerqueira Gomes garante à MAGG que esteve tranquila durante todo o processo por duas razões: primeiro porque não considera que esta seja uma mudança radical (para ela radical seria cortar o cabelo à rapaz ou descolorá-lo) e segundo porque tem a capacidade de gostar de se ver de outras formas.

Esta é a nova imagem de Maria Cerqueira Gomes

Prefere cortar um bom bocado de cabelo do que cortar só as pontas – se é para cortar, que se note –, adora o cabelo da filha mais velha e confessa que lhe falta aquele bocadinho de coragem para fazer um corte maior, daqueles pelo ombro (ou até talvez mais curto). Pedimos a Maria Cerqueira Gomes que nos revelasse 5 curiosidades sobre o seu cabelo, e ela contou-nos tudo.

Mostramos-lhe ainda alguns conselhos e dicas do seu hair stylist, Manuel Novo, cabeleireiro da L’Oréal Professionnel.

Maria Cerqueira Gomes revela erro de styling no seu look
Maria Cerqueira Gomes revela erro de styling no seu look
Ver artigo

1. Não se arrepende de nenhum penteado mas em criança arrancou “um naco” de cabelo

A apresentadora da TVI diz encarar com naturalidade todas as mudanças visuais que fez ao longo dos anos, ainda que não se tenha aventurado em nenhuma radical. “Quando corto penso que ele cresce de novo, quando o pinto penso que posso trocar”, explica. Por isso, mudanças de visual não lhe fazem confusão. O único com o qual tem mais cuidado é a franja. “Gosto de me ver com franja mas tenho um remoinho e por isso fico sempre com ela espetada”, explica entre risos.

Maria Cerqueira Gomes com franja

Ainda assim, conta que em criança ocorreu a mudança mais radical de que tem memória. Maria Cerqueira Gomes cortou o cabelo a si própria e apareceu à mãe “sem o naco de cabelo à frente”. Diz ter ficado péssimo e admite que a mãe não apreciou o penteado futurista.

2. Tem uma perdição por máscaras e condicionadores de cabelo

Por ter uma profissão que envolve apresentar-se ao público todos os dias, a apresentadora tem cuidados específicos com o cabelo. Para além dos tratamentos na TVI, fá-los também em casa. Os secadores, as placas e os instrumentos que são utilizados diariamente no seu cabelo fazem com que tenha especial cuidado com o calor, e por isso não dispensa o protetor.

Mas os seus produtos preferidos são as máscaras e condicionadores. Com as máscaras, Maria Cerqueira Gomes deixa-as atuar mais do que é suposto por acreditar que o efeito é potenciado – quem nunca, não é verdade?

Na realidade, o hair stylist e Educador L’Oréal Professionnel, Manuel Novo, diz que quanto maior for a duração da máscara, melhor o seu efeito. O homem por detrás do cabelo da apresentadora da TVI deixa um conselho para as comuns mortais: num dia passado em casa, tome banho e lave o cabelo só com champô. De seguida, seque a 100% e só depois o escove (escovar o cabelo molhado danifica os fios). Depois aplique uma máscara e faça uma trança ou um rabo de cavalo. No final do dia, vai ver que tem um cabelo incrível.

3. O seu cabelo vem do pai

Regra geral o cabelo vem do pai, como nos conta o hair stylist Manuel Novo, e neste caso confirma-se a regra. Maria tem o cabelo do pai. Também a filha mais velha, Francisca, não ficou com os genes da mãe no que diz respeito ao cabelo.

“A minha filha sai ao pai. O João ainda é muito pequenino para se saber”, conta. Na verdade, o cabelo só fica definido por volta dos 8 anos – até essa altura ainda está a tentar “perceber” o que se ajusta melhor.

4. Para Maria, o cabelo mais bonito do País é mesmo o da filha

Francisca, de 16 anos, tem um cabelo diferente da mãe: mais comprido, volumoso e forte. E é por isso que Maria Cerqueira Gomes elege a filha mais velha como a pessoa com o cabelo mais bonito de Portugal. “Ela tem um cabelão. Eu pego-lhe no cabelo e digo-lhe ‘Quem me dera’. E ela diz-me ‘fica’”, contou entre risos. No segmento internacional elege a it-girl inglesa Alexa Chung e o ator George Clooney. “Ele tem cabelo curtinho e eu gosto. E não é por tê-lo curtinho que deixa de ser um bom cabelo”.

A apresentadora com a filha, Francisca

5. Rapar e azul no cabelo? Nunca

É difícil dizer que não vai nunca usar uma determinada coisa uma vez que a moda é cíclica e Maria Cerqueira Gomes sabe disso. “No outro dia estava a falar com a minha mãe. Aquelas ondas, as permanentes e as poupas que a minha mãe usava... Não sei se daqui a uns anos não vou usar aquilo”, explica entre risos. No entanto, sabe que há coisas que nunca vai fazer: rapar o cabelo e pintá-lo de azul. “Máquina um acho que nunca faria. Isso e pintar o cabelo de azul, ainda que goste muito da cor”.