Goste-se ou não, “Friends” foi uma das séries mais importantes da televisão. Tal como “Seinfeld”, além de quebrar as convenções do meio, ajudou ainda a população americana a reconciliar-se com o país, e com Nova Iorque, após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.

A sitcom, exibida entre 1994 e 2004, ficou conhecida pelas suas personagens emblemáticas e frases icónicas. No entanto, sabe-se agora, a protagonista Jennifer Aniston (“Trip de Família”) quase foi obrigada a abandonar o elenco e a personagem Rachel Green.

A informação foi avançada pela revista “Entertainment Weekly” que, a propósito da celebração dos 25 anos da série, teve acesso ao novo livro que procura dar a conhecer algumas das curiosidades em redor do elenco, das gravações e do impacto que “Friends” teve na cultura popular.

O livro intitulado “Generation Friends”, revela que antes da sua participação na sitcom da NBC, a atriz já tinha gravado vários episódios para “Muddling Through” — a comédia da CBS, a estação rival, que já tinha estreado uma primeira temporada. A renovação para novos episódios implicava a desistência de “Friends”.

Guerra de Séries #2. Como é que alguém gosta de “Friends” quando existe “Seinfeld”?

“A série ‘Muddling Through’ já tinha dezenas de episódios gravados. A CBS decidiu incorporar a série na grelha de programação para o verão, durante as noites de sábado. Quando Warren Littlefield [na altura, presidente da NBC] soube das notícias, ligou para Preston Beckman, responsável da programação da NBC, e deu ordem para cancelar a série”, escreve a publicação citando o livro.

E Beckman decidiu aceder ao pedido, pensando numa estratégia engenhosa para justificar o cancelamento. “Beckman tinha muito material ainda não lançado para séries e filmes baseados nos romances de Danielle Steel. E era garantido que essas produções seriam capazes de atrair um público feminino muito maior.”

E a verdade é que “Muddling Through” foi cancelada em 1994, com o último episódio da série a ser transmitido em televisão a 7 de stembro. Duas semanas depois, a 22 de setembro, estreou-se “Friends”.

Mas caso a sitcom da CBS tivesse sido renovada, isso obrigaria Jennifer Aniston, que já tinha gravado episódios para “Friends”, a substituída por outra atriz — o que implicaria mudanças drásticas nos episódios seguintes.

Em Portugal, todas as temporadas de “Friends” estão disponíveis na Netflix e na HBO.