Está no centro da roda da alimentação e faz parte do dia dia. Não é calórica e não só contribui para a saúde como também para a forma física. No entanto, não só a consumimos em quantidade reduzida, como muitas vezes o fazemos na pior altura: às refeições.

"Tudo no nosso corpo depende da hidratação ideal, do funcionamento dos órgãos ao equilíbrio hormonal" explica a nutricionista Kimberly Snyder, de Los Angeles, à revista “Vogue”. O cansaço, o sentimento de enfartamento e o cabelo baço são algumas das consequências que a falta de hidratação provoca no seu corpo. A verdade é que muitas vezes não nos apercebemos de que alguns desconfortos ou problemas que sentimos ao longo do dia podem estar diretamente ligados à falta de consumo de água: “Da fadiga e mau funcionamento do cérebro à digestão lenta”, acrescenta.

Para contrariar esta questão Kimberly Snyder partilhou com a publicação americana oito dicas preciosas:

1. Consuma a quantidade de água ideal para o seu peso

Já lá vai o tempo em que oito copos de água era a medida standard para todos. Este valor depende de questões como o nível de atividade do individuo, da temperatura exterior e claro, das necessidades de cada um, diz Snyder. De uma forma geral, as mulheres devem ingerir cerca de 1,7 litros de água por dia e os homens 3,7 litros. Mas se quer beber a quantidade ideal para o seu peso, a nutricionista aconselha o consumo de  meio litro de água por cada dois quilos de peso corporal. E dá um exemplo: se uma mulher pesar 63,5 quilos, isso traduz-se no mínimo de dois litros de água por dia.

2. Não beba água gelada

Pode parecer indiferente se a água está quente ou fria, mas a verdade é que à temperatura ambiente é mais hidratante. Isto porque a água gelada implica um aquecimento por parte do corpo, isto é, um trabalho de adaptação da temperatura da água. Ora, neste processo há gasto de energia e por consequência uma perda de água. Para além disso, a água gelada pode fazer encolher os vasos sanguíneos levando a dificuldades no processo de digestão e consequentemente, a menos hidratação.

Carrinha da EPAL vai distribuir água da torneira pelas ruas de Lisboa
Carrinha da EPAL vai distribuir água da torneira pelas ruas de Lisboa
Ver artigo

3. De manhã comece o dia com água

Começar o dia a reabastecer os fluidos é muito importante, diz Kimberly Snyder. Durante a noite perdemos alguma quantidade de água, e começar o dia com essa reposição vai dar-lhe mais energia. Se quiser ir mais longe, beba um copo de água morna com limão todas as manhãs. "É cheio de vitamina C e ajuda no processo de limpeza", afirma Snyder.

4. Beba entre refeições em vez de durante

Numa mesa portuguesa há sempre um copo junto ao prato. Se não é de vinho, é de água. Mas a verdade é que, segundo Snyder esta é a pior altura para beber: "Demasiado liquido misturado com a comida dilui os sucos digestivos e pode atrasar a hidratação." O ideal é beber nos períodos entre as refeições e fazer uma paragem meia hora antes da refeição e uma hora depois. Para verificar que está a beber a quantidade ideal de água basta ir à casa de banho e verificar a cor da urina (quanto mais clara melhor), diz a nutricionista. Há também aplicações que podem ajudar neste processo — como o  Waterlogged ou o Gulp — que traçam metas, contabilizam os litros e lançam avisos para que não se esqueça de beber.

5. Consuma alimentos ricos em água

"Obviamente a água é a fonte de hidratação mais evidente", explica Snyder, mas há alguns vegetais que podem ajudar neste processo. É o exemplo do aipo e do pepino que estão repletos de vitaminas e minerais que te mantêm refrescado e com a pele hidratada. Para a nutricionista a melhor forma de os consumir é juntá-los no seu smoothie preferido e beber de estômago vazio, assim "o corpo pode absorver todos os benefícios assim que começa o dia".

Earth Water. A primeira água em Portugal embalada em cartão
Earth Water. A primeira água em Portugal embalada em cartão
Ver artigo

6. Compense o álcool e o café com água

Tanto o álcool como o café são diuréticos, isto significa que "ao ingeri-los vai urinar mais e perder mais líquidos." Para a nutricionista o segredo está no equilíbrio: Por cada copo de álcool ou café que tome beba um de água, assim vai ajudar a reestabelecer o equilíbrio da hidratação, afirma.

7. Ande com um garrafa de água reutilizável

Esta é daquelas dicas que ajuda não só ao consumo de água como ao ambiente. Se tem dificuldade em beber água comece o dia por encher uma garrafa reutilizável e leve-a consigo para todo lado. Para a nutricionista, o uso das pistas físicas e visuais (como a garrafa de água em cima da mesa) podem ser um grande truque para a ingestão de água.

8. Beba água de coco

Não é uma bebida de consumo diário em Portugal, mas pode ser um dos principais aliados à hidratação. A água de coco — muito comum na Ásia e nas Ilhas do Pacífico, é "uma das melhores maneiras de substituir a água e os eletrólitos" num clima de calor como o verão, diz à "Vogue".

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.