Os 15 momentos mais marcantes das séries de televisão de 2019

O momento em que os jovens de "When They See Us" são condenados injustamente por um crime que não cometeram é um dos escolhidos.

"A série é assustadora e muito difícil de ver. Não porque já saibamos o desfecho, mas porque todo aquele sofrimento é inevitável e inescapável", escreve a revista "The Muse" sobre "When They See Us"

Netflix

Um tribunal, cinco miúdos e um crime que não cometeram. Estávamos no final da década de 80 quando a vida de cinco jovens negros mudou por completo e tudo isto porque estavam no sítio errado, à hora errada. Mais especificamente no Central Park, em Nova Iorque, quando a polícia recebe a denúncia de uma violação. Os miúdos são presos e acusados do crime, mesmo que não tenham existido provas capazes de os ligar à mulher ou ao local onde foi encontrada — a não ser o tom de pele.

É que a vítima, que esteve entre a vida e a morte, era branca e a tensão racial estava a fervilhar nos Estados Unidos. O caso recebeu uma atenção mediática até então inédita e, sabe-se agora, as confissões dos miúdos foram forçadas pela polícia que se viu pressionada a arranjar culpados o quanto antes.

No final do julgamento, o impensável. Os cinco miúdos foram condenados e cumpriram penas entre seis e 16 anos até meados de 2001, isto até ao momento em que o verdadeiro culpado se entregou às autoridades.

A história dos Central Park Five, como ficaram conhecidos, é recordada na série “When They See Us” (“Aos Olhos da Justiça”, em português) da Netflix. E a cena do julgamento é, segundo a crítica internacional, uma das mais marcantes de 2019 em televisão.

A reação dos jovens, interpretados por bons atores, reflete o desespero e a dificuldade que sentem em entender uma realidade que até então lhes parecia impossível.

“A série é assustadora e muito difícil de ver. Há uma certa inevitabilidade que penetra cada frame da produção. Não porque já saibamos o desfecho, mas porque todo aquele sofrimento é inevitável e inescapável”, escreve a revista “The Muse”.

O momento da sentença foi selecionado como um dos mais importantes da televisão em 2019 pela revista “BuzzFeed” mas não foi o único. Há também o momento em que Arya enfrenta, finalmente, o Night King em “A Guerra dos Tronos”, ou a cena final de “Chernobyl” onde, apenas com diálogo, se explica ao pormenor o que levou à explosão do reator da central nuclear.

Mostramos-lhe os 15 momentos mais marcantes da televisão desde o início do ano.

Partilhe
Fale connosco
Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado. [email protected]